ARTIGOS

02/09/2022
Autor: Cláudia Maria Dadico

Enfrentar o discurso de ódio na América do Sul é salvar a democracia

09/07/2022: o guarda municipal e tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Arruda, é assassinado a tiros na festa em que comemorava seu aniversário por um simpatizante do Presidente Jair Bolsonaro, Jorge Guaranho.

25/08/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Inquérito do STF: os mercadores do golpe e o garantismo de ocasião

No dia 07 de setembro do ano de 2021 na cidade de Brasília, capital da República, fileiras e fileiras de ônibus de luxo vindos dos mais diversos lugares do país eram estacionados na Esplanada dos Ministérios e em locais próximos. Deles desciam pessoas vestidas de verde e amarelo que passavam a se aglomerar no gramado em frente ao Congresso Nacional.

20/08/2022
Autor: Luiz Azevedo

Explode a indignação e floresce a esperança e a defesa da democracia e da eleição

O inverno derruba as últimas folhas e flores, a primavera se aproxima. Conservadores, autoritários e retrógrados, esses cidadãos, depois de se omitirem frente às milhares de vidas perdidas com a pandemia, destruírem direitos e promoverem a escuridão, agora estão assustados com esse imenso clarão.

19/08/2022
Autor: José Carlos Garcia

Cala a boca já morreu

Na sessão do dia 08 de agosto, a Ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, Carmen Lúcia, tentava pautar uma questão de ordem sobre determinado processo no plenário daquele Tribunal. Segundo divulgado por vários órgãos de imprensa, de que aponto dois exemplos aqui e aqui, ela passou vinte longos minutos tentando fazer-se ouvir,

18/08/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

A jogada de mestre de Alexandre de Moraes

Enxadristas ensinam que jogadas táticas possuem o objetivo de ganhar o jogo com estratégia, atacando em mais de um ponto, podendo o jogador sacrificar alguma peça no processo, obrigando o adversário a perder um das suas que seja essencial e deixando o rei mais desprotegido.

10/08/2022
Autor: Marcelo Uchôa

Carta pela democracia

Em 1977, Geisel dizia que a ditadura estava em processo de abertura lenta e gradual. Porém, o SNI não parava de conspirar. Na América do Sul, o Brasil integrava a Operação Condor, Herzog tinha sido recém-assassinado no DOI-CODI e, anos depois, a OAB receberia uma carta-bomba, um frustrado atentado aconteceria no Rio Centro. A ditadura estava viva como nunca.

05/08/2022
Autor: José Carlos Garcia

Carta aos brasileiros de 2067

Há exatos 45 anos, mais precisamente às 20h de uma quinta-feira, 04 de agosto de 1977, o jurista Goffredo da Silva Telles lia, nas Arcadas da Faculdade de Direito da USP, a Carta aos Brasileiros.

04/08/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Defesa da democracia: a sociedade reage

No atual estado da arte da conjuntura brasileira, em simplificação grosseira, pode-se dizer que Jair Bolsonaro realinhou os que defendem a democracia em torno de pilares que a sustentam, acima e além de suas diferenças políticas.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB