ARTIGOS

22/12/2022
Autor: Editorial

Nova derrocada do autoritarismo e bons prognósticos

A história da República brasileira, que em 2022 completou 133 anos, foi acidentada. Sua formação e seu percurso se deram com o protagonismo, por vezes violento e opressor, do Exército brasileiro: na República Velha, no fim da era Vargas, na Quarta República e, finalmente, com a Ditadura Militar de 1964 a 1985.

12/12/2022
Autor: Marcelo Uchôa

Reviver a Ditadura?

Em artigo recente, um colega professor desenvolveu enredo, na prática defendendo que os atos golpistas realizados em frente a quartéis do país, clamando por ação militar forçada para reverter politicamente aquilo que o voto não foi capaz de contemplar, são legítimos e constitucionais.

15/11/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

O Fascismo seria cômico se não fosse trágico

A primeira reação é de rir. Porque o absurdo, em regra, se apresenta como comédia. O que vemos nas ruas do Brasil pós 30 de outubro de 2022 poderia ser cenicamente enquadrado no gênero do Teatro do Absurdo: um enredo deslocado do senso de realidade, textos desconexos, personagens com comportamentos estranhos e bizarros.

15/11/2022
Autor: Cláudia Maria Dadico

Gravidez na Infância e Adolescência no Brasil: um Estado de Coisas Inconstitucional

Recentemente dois casos de crianças grávidas que tiveram obstáculos para exercer seu direito constitucional e humano ao aborto legal chamaram a atenção da opinião pública.

30/09/2022
Autor: Marcelo Uchôa

A esperança é agora

A poucas horas das eleições, do Ceará, estado em que, segundo pesquisas, cerca de minguados 20% do eleitorado aprovam o governo de Jair Bolsonaro (outros 20% consideram medíocre e 60% reprovam), a maioria absoluta da população se pergunta: como é que ainda há 7 estados do país em que uma pessoa tão repulsiva consegue estar na liderança das pesquisas de opinião?

30/09/2022
Autor: Claudia Maria Dadico

Quem tem medo das urnas eletrônicas?

A pandemia de desinformação que assola o mundo e o Brasil torna obrigatória a repetição do óbvio, muitas e muitas vezes. Estamos cansados, é verdade, mas não nos é permitido parar de repetir que a terra é redonda, que não há tratamento precoce para a Covid-19, que as vacinas para a Covid-19 não transmitem HIV e que tampouco são feitas de células de fetos abortados.

12/09/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Violência política extrema: o bolsonarismo, o buraco de Alice e os riscos da falsa polarização

Para além das diferenças filosóficas a democracia é definida desde a Grécia Antiga como um modelo político que tem como pressuposto a coexistência de pensamentos divergentes dentro de um mesmo espaço público, que na modernidade é assegurada por ordenamentos jurídicos e instituições sólidas

08/09/2022
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Democracia, eleições e o sequestro do 07 de setembro

O homem que hoje ocupa a cadeira de Presidente da República no Brasil foi eleito se dizendo o verdadeiro representante do povo, chamando os adversários de traidores da pátria, atacando as normas mais elementares da democracia, tecendo elogios à sangrenta e cruel ditadura militar que durou mais de duas décadas no país.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB