Ao longo de seus seis anos a ABJD tem se dedicado à tarefa hercúlea pela democratização do Sistema de Justiça. Mesmo sabendo da história de luta de várias gerações anteriores, a nossa entidade tem sido um diferencial neste grave momento de enfrentamento ao fascismo, pois reúne as múltiplas profissões que atuam na área jurídica, além de acolher também estudantes e professores.
Dentre as diversas atividades e formas de luta, a formulação teórica e a apreensão crítica e analítica da realidade do Sistema de Justiça tem sido uma constante em nossas atividades. Em 2022 produzimos a Cartilha “Propostas para o Sistema de Justiça que Queremos”, fruto de anos de debates internos e de diálogos com outras entidades irmãs e os movimentos populares. Em 2024 demos início ao Projeto Observatório Justiça e Democracia (OJD). O Observatório é mais um instrumento de luta da ABJD, e tem por objetivo sistematizar nossa atuação, visando potencializar e qualificar ainda mais a nossa inserção política.
Dentre as várias tarefas do OJD, temos a do fomento de artigos de opinião. O sítio da ABJD já tem espaço reservado para este tipo de publicação, mas como estamos concentrando esforços nos temas do Observatório, precisaremos de publicações com periodicidade dedicada aos três eixos, para que, ao final do prazo de um ano, se possa publicar uma revista com a compilação destes artigos.
O OJD tem três eixos de atuação, que são a saber:
• Controle Social dos atores do Sistema de Justiça - Lawfare e o crescimento das ideias e posturas arbitrárias e fascistas no Judiciário;
• Políticas de Segurança Pública e Drogas - seletividade penal, racismo, criminalização da pobreza e juventude negra, e criminalização de lideranças e movimentos populares;
• Democratização do Sistema de Justiça - gênero/raça/classe na composição das Cortes, atuação das Cortes no aprofundamento do neoliberalismo.
Metodologia para submissão de artigos no sítio da ABJD: