ARTIGOS

26/07/2019
Autor: Carol Proner

As quatro capas de proteção constitucional do The Intercept: imprensa, expressão, informação e verdade histórica

Não se trata apenas de liberdade de imprensa a dar cobertura constitucional ao trabalho do The Intercept, mas também de liberdade de expressão, do direito à verdade e do direito (de acesso) à informação, quatro capas jurídicas imbricadas que garantem absoluta legalidade e o dever de proteção estatal ao trabalho dos jornalistas liderados por Glenn Greenwald.

22/07/2019
Autor: Marco Aurélio de Carvalho

O inglês de Eduardo e o português de Jair

A indicação de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos, é um equívoco completo, assim como a escolha do “prendedor de gravatas” utilizado recentemente na reunião realizada com o chanceler Ernesto Araújo para tratar do assunto.

22/07/2019
Autor: Marcelo Uchôa

Interdição [para Bolsonaro] já!

Jamais se viu pessoa tão inábil e desqualificada no comando do país, como o atual presidente. Frequentemente faz chacota contra a população trans, mulheres, negros, também contra pobres e nordestinos.

22/07/2019
Autor: Geraldo Prado

Verdade e mentira em Sergio Moro ou a verdade na política e no Direito

Desde as primeiras reportagens publicadas no The Intercept Brasil sobre a Operação Lava Jato, em 09 de junho de 2019, me senti tentado a voltar a um texto que sempre considerei essencial para compreender a tensão entre verdade e mentira na política.

16/07/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

VazaJato: Arquivamentos dos pedidos de investigação são um deboche

Criados pela Emenda Constitucional nº 45, a chamada Reforma do Judiciário, o CNJ e o CNMP possuem, dentre outras atribuições, a de suprir a ausência do texto constitucional, com adoção de mecanismos de controle eficazes da atividade administrativa dos vários órgãos jurisdicionais.

12/07/2019
Autor: Marcelo Semer

Um tapa na cara dos juízes brasileiros

A publicação de uma longa reportagem na revista VEJA deste fim de semana, com um resumo das mais comprometedoras mensagens obtidas pelo site The Intercept Brasil, levou o escândalo já conhecido como Vaza Jato a um novo patamar.

12/07/2019
Autor: Cláudio Silva

Moro atuava contra Lula e não contra corrupção

O povo brasileiro não aceita corrupção na política. Atentos a isso, os comandantes da Operação Lava Jato se aliaram à mídia para popularizar suas ações. Se aproveitaram de estratégias e instituições criadas nos últimos anos para combater a corrupção na política.

10/07/2019
Autor: Marcelo Uchôa

Seria a Lava Jato um instrumento geopolítico dos EUA?

A revelações exibidas pelo The Intercept Brasil já abriram capítulo especial na história nacional, tanto pela gravidade das informações que vêm trazendo à lume, como pela hesitação dos implicados em confrontá-las


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB