ARTIGOS

25/11/2019
Autor: Vera Lúcia Santana Araújo

Racismo no sistema de Justiça

A persistência da discriminação racial como elemento determinante das pirâmides que desvelam as desigualdades raciais no Brasil impõe um repensar sobre o papel dos agentes políticos nos Três Poderes

21/11/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

O lavajatismo e o debate de prisão em segunda instância: a iatrogenia no processo legislativo

Iatrogenia é o fenômeno da área de saúde capaz de designar doenças que são causadas por remédios ou tratamentos, como o uso equivocado de antibióticos que criam bactérias resistentes.

12/11/2019
Autor: Márcio Tenenbaum

A história não marca encontros

A história não agenda compromissos, nem reuniões, a história se depara com fatos. Em 2009, pela primeira vez desde a promulgação da Constituição de 1988, o STF declarava que a prisão só se daria após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

06/11/2019
Autor: Giselle Mathias

Bolsonaro e a certeza da impunidade

Nos últimos dias, tomou-se conhecimento de um fato gravíssimo sobre o assassinato de Marielle e de Anderson, o possível envolvimento do atual Presidente da República com os suspeitos do duplo homicídio.

04/11/2019
Autor: Marcelo Uchôa

Deem uma chance ao presidente, investiguem-no!

O que mais o presidente do Brasil precisa fazer para conseguir ser investigado no caso das execuções da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes? Por que motivo as autoridades competentes insistem em não honrá-lo com a investigação?

30/10/2019
Autor: Evelyn Melo Silva

A democracia em risco por um clique: a manipulação da opinião pública pelas fake news

Atuar em uma campanha eleitoral não é tarefa fácil, principalmente em uma campanha majoritária. Tanto o(a) candidato(a), quanto a equipe técnica que acompanha os bastidores se depara com inúmeras adversidades ao longo dos 50 dias de período eleitoral

24/10/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Barroso partiu de premissas falsas e manipulou dados, como os defensores da Terra plana

O ministro Luís Roberto Barroso, em sua declarada sanha de tornar o STF a “vanguarda iluminista” tem se esmerado em proferir seus votos, nos julgamentos na Corte, a partir de sua particular análise de números, pesquisas e estatísticas, que apresenta sem qualquer critério técnico ou acadêmico, para conclusões sui generis.

22/10/2019
Autor: Marco Aurélio de Carvalho e Pedro Carriello

É preciso falar sobre isso: um apelo ao Supremo Tribunal Federal

Processos não podem ter “capa”. O julgador não deve fazer distinção entre julgados. Nunca, em circunstância alguma. Juiz fala nos autos. Promotor idem. Pelo menos é assim que deveria ser.




Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB