ARTIGOS

22/08/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Lula: 500 dias de uma prisão ilegal revelam um sistema doente

Nesta terça-feira (20), completaram-se 500 dias que o ex-presidente Lula foi levado da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), para uma cela em Curitiba (PR).

21/08/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Mentiras, farsas e trapaças: uma campanha para explicar Sérgio Moro

Na fábula italiana que se tornou célebre com os desenhos de Walt Disney, o nariz de Pinocchio, o boneco de madeira, crescia a cada mentira que ele contava, tendo, por isso, se tornado um símbolo popular desse desvio moral.

15/08/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

Marcha das Margaridas: Flores da resistência

Margarida é uma flor muito popular, sempre bem-vinda em qualquer jardim. Maria Margarida Alves foi uma sindicalista, assassinada em 1983, aos 40 anos de idade, por enfrentar barões do açúcar em Alagoas.

14/08/2019
Autor: Rafael Molina Vita

Dallagnol, Lava Jato e o pensamento de Darcy Ribeiro

O procurador Deltan Dallagnol, figura central na Operação Lava Jato, enquanto exercia suas funções no Ministério Público, rodava o país palestrando sobre as “10 medidas anticorrupção”.

14/08/2019
Autor: Marco Aurélio de Carvalho

Valores civilizatórios e a ignomínia oficial

“A maior inflação nacional é a estupidez”. A frase, atribuída ao crítico literário Alceu Amoroso Lima, ilustra o vasto repertório dos “obtusos de plantão” pelo país afora. Palavras malditas e atos infelizes sempre inspiraram os cronistas.

12/08/2019
Autor: Tânia Maria de Oliveira

"Dallagnol tem razão: é preciso ler Susan Ackerman"

No dia 27 de abril de 2016, Deltan Dallagnol fez uma longa postagem em sua página no Facebook, sobre a entrevista dada ao jornalista Jorge Pontual, no programa Milênio, da GloboNews, pela Professora da Universidade de Yale, Susan Rose-Ackerman

05/08/2019
Autor: Beatriz Vargas Ramos

Bolsonaro X Democracia

Bolsonaro diz que não mudará seu “estilo”. Ou seja, vai continuar atacando, agredindo, mentindo, constrangendo as instituições, desrespeitando os outros, pregando a violência e o preconceito, destruindo os direitos e acirrando o ódio

01/08/2019
Autor: Rafael Molina Vita

Haddad e a CGM/SP: Combate à corrupção eficaz e nos limites do Estado de Direito

Como todos sabemos, São Paulo é uma cidade extremamente complexa, de quase doze milhões de habitantes, praticamente um país.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB