ARTIGOS

25/08/2021
Autor: assessoria de Comunicação

Acreditamos que o STF não abandonará os povos indígenas

Na antessala de um dos julgamentos mais importantes para os povos originários do Brasil, com início marcado para hoje, acreditamos na coerência e na coesão político-jurídica do Supremo Tribunal Federal, entendendo que não abandonaria os povos indígenas em momento tão crítico da política indigenista em âmbito nacional.

09/08/2021
Autor: Marcelo Uchôa

Um sociopata na presidência

O Brasil todo assiste ao desespero do presidente Jair Bolsonaro diante das pesquisas de opinião pública que lhe atribuem aumento progressivo de rejeição e provável derrota nas eleições presidenciais de 2022.

03/08/2021
Autor: Carol Proner

Ressequida radicalidade e o fascismo de todo dia

Após mais um dia de afrontas grosseiras de Jair Bolsonaro ao Ministro Luiz Roberto Barroso e, como tal, extensivas ao demais integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mesmo a todo o Poder Judiciário, o Presidente da Corte respondeu com ressequida radicalidade.

08/07/2021
Autor: Tania Maria de Oliveira

Crimes do presidente da República e o superpoder do presidente da Câmara

É razoavelmente comum alguma confusão, inclusive nas divulgações jornalísticas, sobre o enquadramento e o processamento de crimes cometidos pelo presidente da República.

07/07/2021
Autor: Carol Proner

O que segura é a Omertà

No mundo da máfia o primado é o silêncio. Ao tempo em que o silêncio é atributo associado à humildade e à solidariedade na preservação do espírito de corpo, a omertà é também condição de sobrevivência e se exprime numa regra de vida ou morte: não falar, não expor e, imperativamente, não cooperar com autoridades mesmo quando sob pressão de uma acusação ou processo injusto.

06/07/2021
Autor: Marcelo Uchôa

Lira e a Onipotência Inexistente

Não é desconhecido de ninguém que o cometimento de crime de responsabilidade sujeita o presidente da República à hipótese do impeachment. A denúncia, que pode ser oferecida por qualquer cidadão, deve ser apresentada à Câmara dos Deputados, que autorizará ou não a instauração do processo, e, sendo o caso, encaminhará a acusação ao Senado Federal para apreciação e julgamento.

02/07/2021
Autor: Marcelo Uchôa

Superpedido de Impeachment

O superpedido de impeachment apresentado no dia 30 de junho, contra o presidente Jair Bolsonaro, por dezenas de parlamentares, partidos políticos, pessoas e entidades de representação da sociedade civil, entre as quais a ABJD, cossistematizadora do documento final, é muito mais do que a unificação dos mais de cem pedidos anteriores.

29/06/2021
Autor: Marcelo Uchôa

Bolsonaro, Covaxin e Corrupção

Histórica a sessão da CPI da Covid-19 do Senado do dia 25 de junho em que testemunharam o chefe da divisão de importação do ministério da saúde, Luís Ricardo Miranda, e seu irmão, deputado federal, Luis Miranda.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB