, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) participou da assembleia de criação do núcleo mineiro da ABMMD.
De acordo com a jurista Maria Rosária Barbato, que representou a entidade, nesse momento de grave crise e incerteza politica, é fundamental aglutinar forças para a construção de uma proposta contra-hegemônica. "Precisamos desses espaços de combate ao retrocesso e de trincheiras de resistência a um projeto de sociedade antidemocrático, entreguista, não discutido e não escolhido livremente pelo povo brasileiro", destacou.
A ABMMD tem como foco da ação a defesa primordial do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, do Sistema Único de Saúde e a defesa do exercício ético do trabalho médico.
"São pontos que convergem, sem dúvida, com a luta da ABJD pelo resgate da democracia, pela defesa dos direitos fundamentais e das garantias constitucionalmente previstas, bem como do direito do povo a uma justiça não seletiva", explicou.
A ABJD promove o diálogo permanente e a articulação com outros segmentos da sociedade visando a elaboração de estratégias conjuntas que permitam o fortalecimento da luta pela democracia em todos seus desdobramentos.