A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD manifesta sua mais completa solidariedade ao Deputado Estadual Renato Freitas (PT-PR), vítima recente de agressão física após provocação racista nas ruas de Curitiba.
Renato Freitas, parlamentar reconhecido por seu compromisso firme na luta por justiça social, é frequentemente alvo de perseguição por setores da direita e extrema direita justamente por sua atuação combativa. Como deputado, ele defende incansavelmente os trabalhadores, os moradores das periferias, as pessoas negras e todos os grupos sociais historicamente marginalizados. Sua voz denuncia, também, crimes de colarinho branco tanto na cidade quanto no estado, além de manter uma postura corajosa em defesa da democracia e no combate ao fascismo, colocando-se sempre ao lado do povo.
A recente agressão que sofreu reflete uma escalada de intimidações contra sua figura, motivadas não apenas pela divergência política, como também por racismo. Ele não é apenas um adversário ideológico: Renato é uma referência para muitos que aspiram por uma sociedade mais justa e sua presença incomoda aqueles que temem a transformação social que ele representa.
É responsabilidade de todos/as denunciar e repudiar essa violência política racista. A ABJD reafirma seu apoio ao deputado Renato Freitas, exige que sejam tomadas as devidas providências para apuração dos fatos e responsabilização dos agressores, e conclama a sociedade a se mobilizar para defender não só sua integridade física, mas também a legitimidade de seu trabalho parlamentar.
São Paulo, 20 de Novembro de 2025.
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD