A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD, através da sua Secretaria da Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, como entidade promotora junto com os Comitês e Comissões da Memória, Verdade, Justiça e Reparação do Norte//Nordeste e com a presença de outros Estados brasileiros, para a realização desta necessária Conferência Livre Nacional da Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, afirmar com convicção: ainda estamos aqui!.
Estamos aqui para resgatar a memória em presença, e nos solidarizamos com as esposas, esposos, filhos, netos, familiares, parentes, aderentes e amigos de todos os perseguidos, desaparecidos, anistiados e anistiandos políticos do Brasil e do mundo.
Somos parte da militância que, com luta e resistência, reverencia a memória como presença eterna dos que ousaram lutar e vencer o arbítrio, a opressão, o autoritarismo e as ditaduras que se alastraram por toda a América Latina, patrocinadas pelo império estadunidense e seus aliados internos. Levantamo-nos, de forma ativa e altiva, em resistência para que nossos povos sigam como protagonistas do seu destino, como nações livres, soberanas e democráticas.
Neste ano, mostramos ao mundo que os golpistas de 08/01/2023, traidores da pátria, não passarão!
E, no exercício pleno do Estado Democrático de Direito, estão sendo garantidos aos golpistas os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do julgamento justo — demonstrando ao mundo que temos uma democracia consolidada e resistente. Vivemos novos tempos, em que o golpismo, a infâmia, a mentira, o negacionismo, o autoritarismo e o fascismo serão combatidos com todas as nossas melhores energias revolucionárias!
Aos nossos mortos e desaparecidos, nenhum minuto de silêncio — mas toda uma vida de lutas. Porque só a luta a vida muda ! Sigamos adelante!
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD
(Secretaria da Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia).