NOTA DE SOLIDARIEDADE À MINISTRA VERA LÚCIA ARAÚJO

21/05/2025

NOTA DE SOLIDARIEDADE À MINISTRA VERA LÚCIA ARAÚJO


A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, vem publicamente manifestar a sua solidariedade à Ministra Substituta do TSE Vera Lúcia Araújo em função de ter sido vítima de racismo ao tentar adentrar no local de evento onde seria uma das palestrantes. 

O tratamento discriminatório ocorreu nas dependências do edifício da Confederação Nacional do Comércio – CNC Business Center, sediado em Brasília, na manhã do último dia 16, quando do acontecimento do Seminário “Gestão Pública – Prevenção ao Enfretamento ao Assédio e a Discriminação” da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. 

A Ministra Substituta Vera Lúcia Araújo construiu uma das mais respeitadas trajetórias como advogada na Capital Federal  e é uma das fundadoras da ABJD. Mente brilhante, pessoa de imensa coragem e compromisso com as causas humanistas, Vera Araújo é referência nacional para o mundo jurídico. 

O fato nos evidencia que a conquista de direitos passa por uma necessária internalização por parte da sociedade de valores como o da igualdade. A perspectiva hierárquica e opressiva tão enraizada precisa ser vencida com políticas afirmativas de ocupação de espaços de poder; com coibição exemplar em casos de racismo e de outros tipos de preconceitos; com políticas educacionais e culturais de reconhecimento do Brasil como um país formado por um povo multirracial e mestiço; e de campanhas massivas de educação antirracista. 

Atos de racismo como este revelam a vontade de perpetuação de ações perversas, a negação do outro como sujeito e detentor de direitos, a visão colonial e classista de que espaços de institucionais e de poder não podem ser frequentados por pessoas negras na condição de lideranças, e a ausência de autoestima por não reconhecer o Brasil real.

A ABJD soma forças aos enfrentamentos jurídicos que denunciam as violações de direitos, e cobra às instituições por ações imediatas para romper os ciclos de estruturais de discriminação.


Foto: Marcelo Cruz/Brasil de Fato

NOTA DE SOLIDARIEDADE À MINISTRA VERA LÚCIA ARAÚJO

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB