Coordenador nacional da ABJD afirma que nem a defesa de Bolsonaro negou os crimes

27/03/2025

Coordenador nacional da ABJD afirma que nem a defesa de Bolsonaro negou os crimes


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou réu nesta quarta-feira, 26, após a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) receber, por unanimidade, a denúncia contra ele e outras 7 pessoas por uma tentativa de golpe de Estado entre o fim de 2022 e o início de 2023. Para o coordenador nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Paulo Freire, nem a defesa de Bolsonaro negou os crimes.

“Importante destacar que até mesmo as defesas não refutaram a existência da materialidade dos crimes imputados aos réus, quais sejam, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado”, afirma Paulo, que é advogado e membro da executiva nacional da ABJD.

A votação foi unânime, com cinco votos para acolher as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR). No julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, afirmou haver indícios a fim de abrir uma ação penal para decidir se o antigo chefe do Executivo liderou o plano, atacou a credibilidade das urnas e teve participação na tentativa de golpe.

Além de Bolsonaro, o STF também tornou réus: Braga Neto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Mauro Cid, Amir Garnier e Paulo Sérgio. 

Paulo Freire explica que o próximo passo é a tramitação da ação penal com a instrução processual penal com a garantia da ampla defesa, do devido processo legal e do contraditório. “Ao final, deve haver juízo de condenação ou não dos oito réus apontados como integrantes do núcleo central da organização criminosa que tentou abolir a democracia brasileira”, afirma. 

Confira este conteúdo em nossas redes sociais aqui.

Coordenador nacional da ABJD afirma que nem a defesa de Bolsonaro negou os crimes

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB