Representantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) participaram nesta segunda-feira, 24, do encontro entre a presidência brasileira do BRICS, grupo de países composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com a sociedade civil.
A atividade aconteceu no Rio de Janeiro, no Palácio da Fazenda, por iniciativa do governo brasileiro, como preparação da reunião que acontece em julho, reunindo diversos representantes do BRICS.
Segundo Bruna Martins, associada ao núcleo da ABJD no Rio de Janeiro, o objetivo do encontro foi promover o diálogo para construir metas para os BRICS.
“Os desafios que estão colocados é avançar no comércio e na cooperação entre os países que compõe o bloco. Além de regular o uso da Inteligência artificial”, conta.
Para a Sandra Sant’Anna, também associada pelo núcleo RJ da ABJD, que também participou da atividade, o BRICS é um espaço onde pode se constituir novos acordos de cooperação entre os países, com a preocupação de melhorar os índices de desenvolvimento social das populações envolvidas.
“A ABJD acompanha atentamente essa iniciativa”, afirma.