O Observatório Justiça e Democracia (OJD), tem lançamento confirmado em São Paulo no próximo dia 17 de agosto (sábado), das 9h às 13h, na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP. A entrada é franca.
O novo projeto da ABJD é mais um instrumento de luta da ABJD em defesa da democratização do Sistema de Justiça brasileiro.
Um dos temas de atuação do OJD é o Controle social dos atores do Sistema de Justiça. Com o intuito de problematizar a questão e fomentar uma investigação sobre o tema, será realizado o debate: “Capitalismo, desigualdades e a criminalização da pobreza", com contribuições do professor Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, professor do Instituto de Economia da Unicamp e da Facamp, e Isadora Brandão, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Estudantes, movimentos populares, juristas e todo público interessado em criar uma Justiça mais justa e democrática estarão reunidos e reunidas neste evento para conhecer o projeto e contribuir com o seu desenvolvimento no Estado de São Paulo.
O evento ocorrerá no emblemático Largo de São Francisco que já foi palco de defesa da Democracia em diversos momentos da história do Brasil, e conta com o apoio do Centro Acadêmico “XI de Agôsto” e de outras entidades, como a Associação de Juízes pela Democracia, Coletivo Transforma MP, Sindicato dos Advogados de São Paulo dentre outras autoridades e profissionais da área jurídica.
Programação:
9h Abertura: Apresentação musical - Cesar e Julia
9h30 Exposição do projeto do OJD - Ecila Meneses, Coordenadora de articulação política do OJD
10h Mesa de instituições parceiras
- Associação de Juízes pela Democracia (AJD);
- Coletivo Transforma MP;
- Sindicato dos Advogados de São Paulo;
- Centro Acadêmico XI de Agosto;
- Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED);
- Movimento dos Advogados Independentes de Campinas;
- Fórum Unificado das Centrais Sindicais;
- Defensoria Pública de São Paulo (DPU-SP);
- Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital da Faculdade de Direito da USP (GPTC/USP), representado por Jorge Luiz Souto Maior;
- Rede Nacional de Advogad@s Populares (RENAP), representado por Gabriela Ortega;
- Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp (CESIT/Unicamp), representado por Magda Biavaschi;
- Ordem dos Advogados do Brasil - seccional São Paulo (OAB-SP)
10h45 Palestra: “Capitalismo, desigualdades e a criminalização da pobreza"
com Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, e Isadora Brandão, Defensora Pública
12h30 Encerramento
Serviço
O quê: Lançamento estadual do Observatório Justiça e Democracia em São Paulo
Quando: 17 de agosto de 2024, das 9h às 13h
Onde: Sala dos Estudantes, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) - Rua Riachuelo, 192 - Centro, São Paulo - SP
Transmissão ao vivo:
Canal da ABJD
Evento gratuito e aberto ao público