A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) lança amanhã, 24 de maio, mais um instrumento de luta: o Observatório Justiça e Democracia (OJD). Composto por um canal de denúncias no site da entidade e pela atuação organizada de cerca de 2 mil associados/as, o observatório vai mapear e sistematizar informações sobre como se comportam o Sistema de Justiça e seus agentes. Seus temas serão o controle social dos atores do Sistema de Justiça, as políticas de segurança pública e drogas e a democratização do Sistema de Justiça.
Desde antes de se organizar como associação, a ABJD atuou nos momentos políticos mais importantes do Brasil, sempre posicionada ao lado dos movimentos sociais e populares; pautando a necessária democratização do Sistema de Justiça; denunciando os arbítrios e subversões do ordenamento jurídico e componentes do judiciário que atuam em contrariedade à democracia e aos direitos humanos. A entidade protagonizou, por exemplo, campanhas de mobilização social pela presunção de inocência, pelos direitos trabalhistas e contra o uso do Direito contra adversários políticos.
O Observatório Justiça e Democracia é um desdobramento dessa atuação. A partir dos dados coletados pelo Observatório, a ABJD vai realizar ações de comunicação, formação, de incidência política, advocacy (defesa de direitos) e de articulação. O objetivo da entidade é ampliar o diálogo sobre a necessidade do respeito aos direitos e às instituições republicanas e combater violações e ataques contra a democracia no âmbito do Sistema de Justiça.
“O desrespeito aos direitos humanos e à democracia fazem parte da história da justiça brasileira. O Sistema de Justiça que Queremos será possível somente quando as vozes da maioria social estiverem unidas em torno de um projeto de país que leve em consideração o aprofundamento democrático de todas as instituições e poderes da República”, afirma Verônica Salustiano, coordenadora geral do OJD.
A luta é festa e a festa é luta! Trabalhamos por uma Justiça que construa um futuro. Trabalhamos pelo futuro da Justiça!
--> O quê: Ato político de Lançamento do Observatório Justiça e Democracia
--> Quando: 24 de maio, das 9h às 13h (inscrições a partir das 8h)
--> Onde: Auditório Tancredo Neves, @mjspgov - Brasília/ DF
--> Transmissão ao vivo pelo Youtube da ABJD.