Está no ar o Informativo Juristas Pela Democracia - Edição nº 11 / Maio 2024

13/05/2024

Está no ar o Informativo Juristas Pela Democracia - Edição nº 11 / Maio 2024


A luta da ABJD pela democratização do Sistema de Justiça se desdobra em muitas frentes de atuação. Na edição nº 11 do Informativo Juristas pela Democracia falamos a respeito de duas delas, ambas fundamentais pelos próximos meses,.

O editorial do informativo é sobre o papel do Sistema de Justiça no enfrentamento ao fascismo, que nos demanda a cada dia. "A grande lição que deve guiar os passos dos atores do Sistema de Justiça, esperamos, é que não há como tutelar a liberdade de quem é inimigo da liberdade e busca o rompimento do Estado Democrático de Direito. Não há liberdade de expressão para a prática de violência e discurso de ódio, não há tolerância com o fascismo."

Outra frente de luta e de organização é o Observatório Justiça e Democracia( OJD). Por meio de um canal de denúncias do Observatório no site da ABJD, vamos construir um banco de dados sobre como se comportam o Sistema de Justiça brasileiro e seus agentes em âmbito estadual e nacional. Assim, vamos municiar estudos e produções sobre o Sistema de Justiça que Queremos, além de auxiliar nossa incidência política e o controle social. O OJD é também uma ferramenta para auxiliar o funcionamento orgânico da ABJD, porque os núcleos serão os principais responsáveis por indicar casos para acompanhamento e encaminhar possíveis soluções quando tratarem de demandas locais.

Tânia Maria de Oliveira, da Coordenação Executiva Nacional, contribuiu com um artigo a respeito do 10 anos da Operação Lava Jato.  Ela escreve sobre o relatório preliminar da correição instalada para inspecionar as atividades da 13ª Vara Federal de Curitiba e da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e seus desdobramentos no conselho Nacional de Justiça; a determinação do Supremo Tribunal Federal de renegociação dos acordos de leniência firmados na Lava Jato. "Nós, juristas pela democracia, que sempre denunciamos as arbitrariedades da operação Lava Jato, temos a tarefa de acompanhar cada passo dado em direção à apuração de responsabilidades e punição aos culpados", enfatiza.

Clique para ler o Informativo na íntegra.

Está no ar o Informativo Juristas Pela Democracia - Edição nº 11 / Maio 2024

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB