STF cassa liminar do CNJ contra juiz Edevaldo de Medeiros

23/04/2024

STF cassa liminar do CNJ contra juiz Edevaldo de Medeiros


Na última sexta-feira (19/4) o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastava o juiz federal Edevaldo de Medeiros, da 1ª Vara Federal de Itapeva (SP) de suas funções. Foi uma grande vitória para o livre exercício da magistratura e para a democracia no sistema de justiça.

Edevaldo de Medeiros foi alvo de uma representação disciplinar devido a supostos atrasos no andamento de processos criminais e decisões supostamente contrárias à jurisprudência sobre a atuação policial, sempre em benefício de investigados pobres.

Em fevereiro, o CNJ aplicou ao juiz a pena de afastamento de suas funções durante 180 dias com suspensão de salário. No final de março, o Ministro Dias Toffoli suspendeu a sentença do CNJ e submeteu a decisão ao colegiado, que agora confirmou sua liminar.

Justiça foi feita! Parabéns ao juiz Edevaldo de Medeiros pela absolvição e a todos que lutaram por fazer justiça, já que esses processos foram fruto de perseguição. #JustiçaRestaurada #STF #EdevaldoDeMedeiros

STF cassa liminar do CNJ contra juiz Edevaldo de Medeiros

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB