A ABJD segue em luta pela democracia e pelo Estado Democrático de Direito.

08/01/2024

A ABJD segue em luta pela democracia e pelo Estado Democrático de Direito.


No dia 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse do presidente Lula, milhares de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília. 

O dia ficou registrado na história do país como um momento em que buscaram abalar os fundamentos da democracia. Uma sequência de atos de vandalismo com invasões e danificações aos edifícios do Poder Público com a intenção de incitar uma interferência militar, um golpe de Estado.

A reação das instituições foi rápida. Os autores dos atos do 8 de janeiro de 2023 estão sendo julgados no STF pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Os mandantes e financiadores estão sendo identificados nas investigações que seguem.

A ameaça concreta de golpe, que contou com inação de parte da Polícia Militar do Distrito Federal, nos impõe hoje a fundamental reafirmação de que a luta pela democracia e pelo Estado Democrático de Direito é permanente e dever de todos e todas nós.


Associação Brasileira de Juristas pela Democracia | ABJD
08 de janeiro de 2024

A ABJD segue em luta pela democracia e pelo Estado Democrático de Direito.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB