Vera Araújo nomeada ministra do Tribunal Superior Eleitoral

22/12/2023

Vera Araújo nomeada ministra do Tribunal Superior Eleitoral


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a advogada Vera Lúcia Santana Araújo para ocupar o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria dos juristas. A nomeação oficial de Vera Lúcia será publicada em uma edição extra do Diário Oficial. Com essa decisão, ela se tornará a segunda mulher negra a fazer parte do TSE. Em junho, o presidente já havia selecionado a advogada Edilene Lôbo para outra vaga de ministra substituta no tribunal. Vera ocupa a vaga que pertencia a Maria Claudia Bucchianeri, que deixou a corte em agosto. 

Com uma vasta experiência de mais de três décadas no cenário jurídico e social do Brasil, Vera Lúcia Santana Araújo, aos 63 anos, é uma voz respeitada nos ambientes jurídicos, institucionais, e conta ainda com forte legitimação do movimento popular nacional. Ela moldou seu caminho em diversos ramos do direito, tanto na esfera privada quanto na pública, ocupando cargos de destaque em governos democráticos, trilhando um percurso notável no serviço público. 

Além de suas funções formais, Vera Lúcia contribuiu significativamente para as causas da democracia brasileira. Foi conselheira da Comissão de Anistia Política, integrou o Conselho Penitenciário do Distrito Federal e participou ativamente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. Atualmente, ela é uma peça fundamental no Conselho Econômico e Social da Presidência da República, enriquecendo os debates com sua sabedoria e experiência.

Seu comprometimento também se estende ao campo da gestão pública, onde exerceu papéis importantes, como Diretora da Fundação Cultural Palmares e Diretora-Presidenta da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal. Além disso, ela desempenhou um papel fundamental como Secretária-Adjunta de Políticas para a Igualdade Racial do Distrito Federal, lutando incansavelmente por um Brasil mais igualitário.

Por sua histórica trajetória de lutas dedicada à construção de um país mais justo, é que o nome da advogada Vera Araújo simboliza um Brasil altivo, profundo e grandioso. Mulher inspiradora, Vera é uma das mais importantes lideranças dentre juristas que lutam por Democracia, além de ser sócia fundadora da ABJD e atualmente, pertencer à Executiva Nacional da nossa entidade. 

Vera Araújo nomeada ministra do Tribunal Superior Eleitoral

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB