Viva Edilene Lobo e que venha a nomeação de #VeranoTSE.

20/12/2023

Viva Edilene Lobo e que venha a nomeação de #VeranoTSE.


Nós erramos ??

Ontem (19), publicamos uma informação incorreta: a jurista Vera Araújo, caso seja nomeada, não será a primeira ministra negra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa condição é de Edilene Lobo que foi nomeada pelo presidente Lula em junho e tomou posse no dia 8 de agosto. Juntas, elas podem compor a 1ª dupla de ministras negras em um Tribunal Superior brasileiro.

Atualmente com mandato no TSE como substituta de André Ramos Tavares, Edilene Lobo é mineira de Taiobeiras e têm ampla experiência em Direito Eleitoral e Administrativo. Prestou consultoria jurídica ao PT de Minas Gerais durante muitos anos, é mestra em Direito e doutora em Direito Processual. Além disso, é professora da graduação e do mestrado em Direito da Universidade de Itaúna.

-->  "Há carência, mas somos potência"

Como disse Edilene em seu primeiro discurso no TSE: "Este lugar e esta missão são, a um só tempo, resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada." Ter Edilene e Vera no TSE é urgente e será fruto de luta histórica do Movimento Negro brasileiro.

Em seu discurso, a jurista trouxe dados que evidenciam a urgência de ampliarmos a diversidade:

-->  Mulheres negras representam apenas 5% da magistratura nacional

-->  Há apenas uma senadora autodeclarada negra, menos de 1% do Senado.

-->  Mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras.

-->  Viva Edilene Lobo e que venha a nomeação de #VeranoTSE.

Viva Edilene Lobo e que venha a nomeação de #VeranoTSE.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB