ABJD inicia a construção do Observatório Justiça e Democracia

07/12/2023

ABJD inicia a construção do Observatório Justiça e Democracia




Nos dias 8 e 9 de dezembro a ABJD se reunirá em Brasília para realizar o Seminário Esperança Garcia, onde vai debater a conjuntura política nacional e os desafios dos e das juristas democratas. Também serão realizadas a reunião do Colegiado Nacional e a Assembleia Geral da ABJD. Um dos pontos de pauta será a construção do Observatório Justiça e da Democracia. 

O observatório vai, a partir de um canal a ser criado no site da ABJD, receber denúncias de ações contra a democracia no âmbito do Sistema de Justiça. Essas denúncias serão sistematizadas e vão servir de fundamento para o diálogo com as instituições do sistema de justiça, no âmbito de uma campanha sobre a necessidade do respeito aos direitos e às instituições republicanas. 

As informações recebidas vão contribuir para uma construção coletiva da ABJD, a ser realizada também por meio de outras iniciativas previstas no projeto. Serão realizadas ações de comunicação, ações formativas, ações de incidência política. Além disso, será feita a articulação de profissionais do sistema de justiça, estudantes e professores para formularem propostas com vistas à construção do Sistema de Justiça que Queremos; bem como auxiliarem na coleta de dados para o Observatório;  serão fomentados debates e círculos de formação sobre o Sistema de Justiça que Queremos em todo território nacional e realizados estudos sobre a democratização do sistema de justiça, democracia e direitos humanos. 

Os temas priorizados para a realização da observação e posteriores desdobramentos são: Controle Social dos Atores do Sistema de Justiça; Políticas de Segurança Pública e Combate às Drogas; Democratização do Sistema de Justiça. Tudo isso vai alimentar ações para consolidar um sistema de justiça mais justo e democrático, que não seja tão facilmente cooptado a atuar em detrimento de preceitos Constitucionais garantes da Democracia e dos Direitos Humanos. 

 Essa construção conta com o apoio da Open Society Foundation. 

ABJD inicia a construção do Observatório Justiça e Democracia

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB