Fernando Fernandes, Gisele Cittadino e Carol Proner participam da próxima Live Semanal da ABJD para falar sobre o Observatório da Lava-Jato/OLAJ. Os três integram a equipe do observatório criado para dar maior transparência à imensa operação judicial que alterou significativamente a democracia, o direito e a política no Brasil.
O OLAJ estreou dia 16 de outubro com um estudo inédito sobre os valores das multas aplicadas aos réus que aceitaram acordos de delação premiada e cooperação com as autoridades dos EUA e da Suíça -- e para onde foram esses recursos. A partir dos documentos levantados pelos juristas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a equipe do OLAJ apurou que os acordos determinam pagamentos de R$ 1,3 bilhão para as autoridades penais estadunidenses e R$ 982 milhões para as correlatas suíças.
O Observatório é uma iniciativa coletiva que envolve a ABJD, a AJD - Associação dos Juízes pela Democracia, o Grupo Prerrogativas, o Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas Estudos Socioeconômicos, o Instituto Joaquín Herrera Flores, o Instituto Tristão Fernandes e o Instituto de Defesa da Democracia 8 de Janeiro. Sua equipe é formada por advogados e jornalistas. São eles: Carol Proner, Ney Strozake, Fernando Fernandes, Charlotth Back, Patrick Scalco, Rodrigo Siqueira Jr., Guilherme Marchioni, Lênio Streck, Miguel Mattos, Gisele Cittadino, Gisele Ricobom, Fernando Hideo e Leandro Demori.
Live Semanal da ABJD - em parceria com o Canal do Conde
Sábado, 21 de outubro, a partir das 11h30
No Youtube e Facebook da ABJD - @associacaobrasileiradejuri1624