A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), entidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio e sua imensa indignação diante do brutal e covarde assassinato ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 5 de outubro de 2023, na Barra da Tijuca, bairro da cidade do Rio de Janeiro.
Nesse trágico evento, os médicos Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida perderam suas vidas de forma chocante e violenta.
Diego Ralf Bomfim era irmão da Deputada Federal Sâmia Bonfim e cunhado do Deputado Federal Glauber Braga, ambos do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) na Câmara dos Deputados. Prestamos nossa solidariedade a ambos, neste momento trágico e doloroso. A deputada Sâmia e deputado Glauber são dois valorosos parlamentares que lutam diuturnamente em defesa dos direitos humanos, da justiça social e fazem um corajoso combate contra as milícias que assolam nossa sociedade.
Exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa e imparcial, com o objetivo de identificar e responsabilizar os autores desta terrível chacina.
Neste momento de profunda dor, a ABJD também expressa sua solidariedade irrestrita a todos os familiares, parentes e amigos de Diego Ralf Bomfim, bem como aos entes queridos de Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. Estas perdas irreparáveis nos comovem e nos fortalecem na busca incansável por um Brasil onde a vida e a justiça prevaleçam sobre a violência e a barbárie.
A ABJD reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito, e seguirá vigilante na busca por justiça e pelo esclarecimento desse ato hediondo. A memória das vítimas nos impulsionará a continuar nossa luta por um país mais justo, igualitário e democrático.
5 de outubro de 2023
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD)