CNJ afasta juiz do TRT do Paraná denunciado por participar de grupo de empresários golpistas

22/09/2023

CNJ afasta juiz do TRT do Paraná denunciado por participar de grupo de empresários golpistas


O juiz Marlos Melek, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - Paraná, foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça das funções e será submetido à processo administrativo disciplinar. A decisão do plenário do CNJ, anunciada no dia 19 de setembro, foi unânime e atendeu à Reclamação Disciplinar (RD) proposta pela ABJD e outras entidades, em agosto de 2022.

Na RD 0005195-24.2022.2.00.0000, relatada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, a ABJD e as demais entidades questionaram a conduta do de Marlos Melek em grupo no WhatsApp formado por empresários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, denominado “Empresários & Política”, onde frequentemente era fomentado golpe de Estado caso o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva fosse eleito, além de inúmeras ofensas a ministros do STF Superior Tribunal Federal e do TSE Tribunal Superior Eleitoral.

Nesse grupo de mensagens, Melek interagia e manifestava opinião sobre matérias jornalísticas com cunho político-partidário. Segundo o corregedor do CNJ, os indícios apontam para eventual prática de infrações disciplinares, em afronta à Lei Orgânica da Magistratura Nacional e ao Código de Ética da Magistratura Nacional. “O arcabouço normativo que disciplina a magistratura impõe que o juiz atue apartado de qualquer manifestação político-partidária”.  

O corregedor ainda sublinhou que o juiz deve primar-se pelo respeito à Constituição e às leis, buscando o fortalecimento das instituições e a realização dos valores democráticos.

A Reclamação Disciplinar foi proposta pela ABJD, em conjunto com a ABED - Associação Brasileira de Economistas pela Democracia, o Ipeatra - Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho e a Comissão de Justiça e Paz de Brasília.


CNJ afasta juiz do TRT do Paraná denunciado por participar de grupo de empresários golpistas

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB