Estão abertas as inscrições para sorteio de vagas para a 10ª edição do curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos promovido pelo Nepp-DH/UFRJ. A ABJD integra a organização deste curso há cinco anos. Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, e Agatha Arnaus, viúva de Anderson Gomes vão participar da mesa inaugural ao lado de Manuel Gándara.
Serão oferecidas 60 vagas, sendo 40 destinadas a moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, profissionais com atuação nesses territórios e 20 para demais interessados (ampla concorrência). As inscrições devem ser feitas até dia 13 de agosto pelo formulário de inscrição.
O curso retoma o formato presencial, e as aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 17h às 20h no Auditório do NEPP-DH, que fica no 3ºAndar do prédio Anexo do CFHC, campus Praia Vermelha. As aulas serão transmitidas pelo Canal MVDH no YouTube.
Confira a programação:
Dia 6/9- Aula Inaugural – Cinco anos sem Marielle e Anderson
Dia 13/09 - Aula 2 - Teorias sobre os Direitos Humanos
Dia 20/09 - Aula 3 - A luta pela vida do povo negro
Dia 27/09 - Aula 4 - A luta pela vida das mulheres
Dia 04/10 - Aula 5- A luta pela vida dos povos originários
Dia 11/10 - Aula 6 - A luta pela vida das pessoas LGBTQIAPN+
Dia 18/10- Aula 7 - Militarização dos territórios, criminalidade e desaparecimentos forçados.
Dia 25/10 - Aula 8 - Encarceramento em massa
Dia 1º/11 -Aula 9 - Comunicação comunitária e outras narrativas
Dia 8/11/ - Aula 10- Encerramento: cultura como resistência.
Marinete Silva, da ABJD-IMF, fará a palestra inaugural, na aula tributo a Marielle Franco e Anderson Gomes. Já a aula de Teorias sobre os Direitos Humanos será ministrada por Manuel Gándara, da ABJD/UPO/IJHF.
O objetivo do curso é promover o diálogo entre a universidade e o grande público para o debate crítico das representações da violência em seus aspectos de: classe, étnico-racial e de gênero. Entre os temas abordados estão a luta do povo negro, das mulheres e dos povos originários, comunicação comunitária e militarização dos territórios.
(Com informações da NEPP-DH/UFRJ e Brasil de Fato)