Transmutação! Zé Celso vive! Pela construção do Parque do Rio Bixiga!

14/07/2023

Transmutação! Zé Celso vive! Pela construção do Parque do Rio Bixiga!


O Brasil perdeu recentemente Zé Celso Martinez Correa, um dos maiores mestres do teatro nacional, que deixa para nós, como herança, o seu amor ao povo brasileiro e a sua defesa ao direito à cultura e à cidade. 

Quando o jovem José Celso Martinez Corrêa inicia a sua carreira artística no teatro e abandona a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, ele não se despede da luta por justiça.  Em suas incontáveis histórias de batalhas pela conquista e pela consolidação de direitos, Zé Celso foi preso e torturado pela ditadura de 1964, encenou os invisibilizados, lutou pela democracia e contra os autoritarismos, se opôs ao golpe de 2016, foi resistência contra o fascismo emergente e deu uma importante contribuição para a atual reconstrução democrática no Brasil. Mas, mais que isso, Zé Celso advogou pelo nosso direito à magia, aos encantamentos e aos encantados, pelas nossas garantias imprescindíveis e fundamentais aos delírios, aos desfrutes das culturas, da natureza e da arte pública e coletiva! Com seus rituais cênicos, ele nos defendeu de nossas mortes em vida! 

E em gratidão ao seu trabalho e a sua luta, é que a ABJD faz coro às vozes que defendem a construção do Parque do Rio Bixiga, antiga demanda sonhada por Zé Celso, por artistas do Teatro Oficina e pelos amantes e defensores da cultura e do meio ambiente. O projeto em questão é um ato de resistência contra a especulação imobiliária e ao grande capital que quer erguer no local torres que comprometem a luminosidade solar para o teatro e para o prédio vizinho, além de outros impactos ambientais e patrimonias graves. O projeto Parque do Bixiga tem a assinatura da arquiteta Lina Bardi e de Edson Elito, além de ter como objetivo a construção de um espaço público para a  vida cultural ao ar livre, contendo arena, palco, local para feiras, passarelas em diálogo com a topografia do terreno, o plantio de fauna nativa e a renaturalização do Rio Bixiga. 

 Em honra e felicidade à vida em arte de Zé Celso, lutemos pelo Parque do Rio Bixiga! Zé Celso, vive! Zé Celso, presente! Hoje e sempre!


Transmutação! Zé Celso vive! Pela construção do Parque do Rio Bixiga!

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB