ABJD 5 ANOS: MUITOS SONHOS DE VIDA!

18/05/2023

ABJD 5 ANOS: MUITOS SONHOS DE VIDA!


O ano era 2016. Numa tarde do dia 17 de abril, o Brasil parou. E em meio ao início daquele pesadelo de dimensões ainda inimagináveis, um grupo de juristas de todo o Brasil se deu a liberdade de sonhar, de resistir juntos, juntas e juntes e de lutar pelo povo brasileiro e pela democracia. Talvez por teimosia, talvez por profunda consciência de nossa missão histórica e política, ou ainda por uma primorosa sensibilidade estética - sim, pois o país e o mundo por qual lutamos é belo, é bom, é justo e é culturalmente múltiplo - foi que nós nos reunimos, nos organizamos e fundamos uma entidade que hoje, mesmo ainda tão jovem, já deixou a sua honrosa contribuição para a história do Brasil. Em maio de 2018, nascia para uma vida longa de lutas e sonhos a ABJD. 

Forjada na tradição de militância da classe trabalhadora, onde a unidade e o fortalecimento das forças populares são norteadores das ações políticas, a ABJD traz uma característica especial que a ajuda a agregar e a dialogar: ser composta por profissionais de todas as áreas do Sistema de Justiça, bem como por acadêmicos (as) e estudantes. Talvez por isso trazemos naturalmente a capacidade de olhar a nossa conjuntura de maneira sistêmica e travamos permanente diálogo universal com todas esferas e instâncias do judiciário. Feito um coração materno, a ABJD proporciona este grande encontro e debates instigantes. 

Mesmo com essa formação plural, entendemos ser fundamental a existência e a parceria entre entidades e coletivos que organizam o campo democrático nas áreas específicas do Sistema de Justiça, tais como as representações de juízes, do Ministério Público, da advocacia popular e progressista, da Defensoria Pública, dos (as) policiais, professores e estudantes. Nos associando a outras organizações articulamos muitas de nossas lutas. Compreendemos a necessidade de construirmos sólida unidade de forças políticas que lutam pelos direitos da classe trabalhadora e pelos direitos humanos. A nossa voz deve ser de um coletivo forte, firme e representativo da população historicamente criminalizada pela sociedade, excluída das políticas de Estado e alijada dos espaços de poder e de decisão. 

Estamos num período histórico muito grave e complexo. A mais importante pauta da atualidade está em derrotar o fascismo e em defender a democracia. Em todo o mundo vemos a radicalização e a polarização política entre a burguesia - e o seu projeto neoliberal - e a classe trabalhadora - e um modelo de mundo ecologicamente responsável e humanamente digno. Mas a classe dominante alimenta o rompimento do pacto social que construiu minimamente algumas das tradicionais e antigas aspirações civilizatórias e humanitárias da época de uma burguesia revolucionária. E mesmo que com suas modestas e limitadas inserções sociais, este pacto emergiu com a vitória de trabalhadoras e trabalhadores que, em acúmulo de lutas seculares, estabeleceram os marcos da igualdade e da inclusão social, ao elevá-las à condição de norma constitucional e internacional, e ao viabilizá-las como políticas públicas de governo e de Estado. 

Ao longo da história dessa nossa jovem entidade tivemos a coragem de lutar pela democracia em várias frentes. Fomos protagonistas em importantes embates da política nacional, tais como a denúncia do golpe de 2016, o desmascaramento da parcialidade do ex-juiz Moro e a farsa da Operação Lava-Jato, a campanha pela liberdade e pela inocência do presidente Lula, o alerta sobre a grave crise ambiental, a luta contra a perda de direitos trabalhistas, a denúncia da responsabilidade do governo federal na gestão criminosa no enfrentamento à COVID-19, a construção do “superpedido de Impeachment”, a articulação da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, o apoio e a vigília em prol do bom funcionamento das eleições  de 2022, o repúdio às ações golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, a disputa pela democratização na composição dos cargos do Sistema de Justiça, para citar algumas de grande relevância. 

Uma das ações mais corajosas da ABJD foi a campanha MoroMente. Enquanto a grande mídia festejava a nefasta Operação Lava-Jato, que foi responsável por um desmonte em áreas estratégicas da indústria brasileira, a nossa entidade denunciava a farsa de Moro como um herói justiceiro. A ABJD posicionou-se intransigentemente pelo respeito ao Princípio do Devido Processo Legal, um dos mais importantes princípios constitucionais assegurados na Constituição Federal. O objetivo da campanha centrou-se em explicar à população quais foram os crimes que o então juiz e, posteriormente, ministro da justiça de Bolsonaro, cometeu quando atuou nos processos contra o presidente Lula.  

Outra ação que devemos destacar é a investigação sobre o Sistema de Justiça e a formulação de uma proposta democrática para o seu aperfeiçoamento. Combatendo concepção anacrônica das estruturas e dos procedimentos do sistema que nega acesso à Justiça para quem mais precisa e, com isso, sonega e negligência direitos, a ABJD esteve à frente de várias atividades coletivas para debater e construir a proposta: O Sistema de Justiça que Queremos. A nossa entidade rompe com a perspectiva de que o Sistema de Justiça é uma prerrogativa exclusiva ou corporativa daqueles que estão no exercício de seus cargos, e parte do pressuposto de que este sistema diz respeito aos direitos dos brasileiros e brasileiras. A partir desta nova concepção pautamos a nossa militância. Junto com outras entidades irmãs, nós estivemos como uma das organizadoras do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia, como realizadora do Seminário Nacional e da reunião sobre “O Sistema de Justiça que Queremos”, e como uma das entidades autoras do documento que consolida a nossa proposta democrática que foi entregue ao ministro Flávio Dino. 

Comemoramos o nosso aniversário com a consciência de que somos um somatório de várias histórias de luta e de vida que construíram e que constroem este país. Festejamos a nossa data com renovada esperança de sermos um olhar que se lança para um cenário futuro de outras tantas vidas e histórias a serem construídas numa existência democrática e inclusiva. Na nossa obstinada militância, típica dos utópicos e desvairados, teimamos e desejamos um Brasil grande e um mundo imenso, posto que serão do tamanho de nossos sonhos, infinitos de bondade, de beleza e de justiça. 

Parabéns a todas, todos e todes que constroem e que vivem esta combativa e guerreira entidade. Salve a ABJD! Muito sonhos de vida! 

ABJD 5 ANOS: MUITOS SONHOS DE VIDA!

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB