ABJD defende aprovação da PL 2630 e conclama sociedade para se engajar em defesa do tema

04/05/2023

ABJD defende aprovação da PL 2630 e conclama sociedade para se engajar em defesa do tema


A ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia defende a aprovação do projeto que cria Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020) que estabelece direitos e obrigações dos cidadãos e cidadãs nas redes sociais, aplicativos de mensagens e mecanismos de busca para proteger a sociedade de abusos.  

A entidade alerta que as redes sociais têm sido usadas para disseminar uma cultura de chacinas em escolas. “É imprescindível que tenhamos redes sociais reguladas para um ambiente mais seguro e democrático”, reafirma a entidade na nota. 

Leia a nota na íntegra: 

O Projeto de Lei 2630/20, que cria a Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, foi aprovado no Senado Federal e está na pauta da Câmara dos Deputados a relatoria do Deputado Orlando Silva/SP. 

O PL estabelece direitos e obrigações dos cidadãos e cidadãs nas redes sociais, apps de mensagem e mecanismos de busca para proteger a sociedade de abusos. Cria obrigações para as empresas com ações gerais para atacar problemas amplos e a possibilidade de demandar ações específicas para combater conteúdos ilegais quando houver riscos iminentes à democracia, à população.  

A proposta também dá poder aos usuários em relação às redes sociais, ao impor exigências de transparência sobre o funcionamento das plataformas e sobre a publicidade digital. Cria a oportunidade para avançarmos em direção a um ambiente digital que proteja o Estado democrático de direito, os cidadãos e assegure direitos dos usuários.   

É essencial reafirmar a defesa da regulação pública democrática, notadamente em um cenário em que forças ligadas a grupos de pressão com interesses escusos e/ou ligados às plataformas, têm promovido uma campanha baseada em distorções para tentar derrotar o projeto, como por exemplo a mentira de que a proposição censuraria textos religiosos.  

O interesse de quem não quer obrigações republicanas é ter um espaço livre para difundir ódio. Em um país democrático, mentiras e objetivos nefastos não podem guiar uma discussão fundamental para o presente e o futuro das nossas sociedades, que está ocorrendo em todo o mundo, pela sua urgência.  

É fundamental que a sociedade se engaje sobre a pauta da regulação de plataformas.  

Em 2018, a partir de fake news tivemos a eleição de um dos piores presidentes da História do nosso país, que se utilizou de notícias falsas em todos seus quatro anos de governo, inclusive durante a pandemia de Covid-19, contribuindo para o agravamento do quadro. A desinformação efetivada pelo governo foi responsável por significativa parte das mais de 700 mil pessoas mortas pela doença.    

Por seu turno, as empresas big techs como Google, Twitter e Telegram, entre outras, têm despendido uma grande parte de seus espaços publicitários para tentar impedir a aprovação do PL 2630, e promovido boicotes em lives e spaces que tentem informar a população sobre seu conteúdo. 

É imprescindível que tenhamos nas redes sociais um ambiente mais seguro e democrático, em que a violência não seja fomentada ao alcance de nossas crianças e adolescentes, e que o texto inclua salvaguardas para que as previsões relevantes trazidas pela lei não sejam interpretadas de maneira abusiva. Para isso é muito importante que haja uma instância reguladora que possua autonomia funcional e qualidade de corpo técnico. 

Nesse sentido, entendendo que ainda existem possibilidades de aperfeiçoamento com a oitiva da sociedade civil ligada ao tema, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD se posiciona favoravelmente à aprovação do projeto de Lei 2630/20. 

 

 

A ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia defende a aprovação do projeto que cria Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020) que estabelece direitos e obrigações dos cidadãos e cidadãs nas redes sociais, aplicativos de mensagens e mecanismos de busca para proteger a sociedade de abusos.  


A entidade alerta que as redes sociais têm sido usadas para disseminar uma cultura de chacinas em escolas. “É imprescindível que tenhamos redes sociais reguladas para um ambiente mais seguro e democrático”, reafirma a entidade na nota. 


Leia a nota na íntegra: 


A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA - ABJD, entidade que reúne todos os segmentos das carreiras jurídicas, se posiciona favoravelmente à aprovação do projeto que cria a Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020), que tem a autoria e relatoria do Deputado Federal Orlando Silva, do PCdoB-SP. O PL estabelece direitos e obrigações dos cidadãos e cidadãs nas redes sociais, apps de mensagem e mecanismos de busca para proteger a sociedade de abusos. Cria obrigações para as empresas com ações gerais para atacar problemas amplos e a possibilidade de demandar ações específicas para combater conteúdos ilegais quando houver riscos iminentes à democracia, à população. A proposta também dá poder aos usuários em relação às redes sociais, ao colocar exigências de transparência sobre o funcionamento das plataformas, sobre a publicidade digital e quando uma plataforma faz algo sobre um conteúdo (como notificar o autor, junto com a justificativa e os procedimentos para pedir revisão da decisão). O PL é a oportunidade chave para avançar em direção a um ambiente digital que proteja o Estado democrático de direito, os cidadãos e assegure direitos.  

É essencial reafirmar a defesa da regulação pública democrática, notadamente num cenário em que forças ligadas a grupos de pressão com interesses escusos e/ou ligados às plataformas, têm promovido uma campanha baseada em mentiras e distorções para tentar derrotar o projeto (como a mentira de que a proposição censuraria textos religiosos). O interesse de quem não quer obrigações republicanas é ter um espaço livre para difundir ódio. Em um país democrático, mentiras e objetivos nefastos não podem guiar uma discussão fundamental para o presente e o futuro das nossas sociedades, e que está ocorrendo em todo o mundo justamente pela sua urgência. 


No dia 02 de maio de 2023, o PL foi pedido pelo relator para ser retirado de pauta, porque havia mais de 90 emendas, com o propósito de unir intenção as bancadas sobre o assunto. Ainda não tem uma data para nova votação, contudo, é importante que a sociedade se engaje sobre a pauta da regulação de plataformas. Em 2018, a partir de fake news tivemos a eleição de um dos piores presidentes da história, o qual se utilizou de notícias falsas em todos seus 4 anos, incluindo durante a maior pandemia do século e por causa disso, mais de 700 mil pessoas morreram de Covid-19.   


As big techs como Google, Twitter e Telegram, entre outras, têm despendido uma grande parte de seus espaços publicitários para barrar o PL 2630, bem como boicotes em lives e spaces que tentem informação a população. É preciso regular já!  


Atualmente, as redes sociais têm sido usadas para disseminar uma cultura de chacinas em escolas. É imprescindível que tenhamos redes sociais reguladas para um ambiente mais seguro e democrático.  


Por fim, consideramos importante que o texto inclua salvaguardas para que as previsões relevantes trazidas pela lei não sejam interpretadas de maneira abusiva para estabelecer obrigações gerais de monitoramento e filtragem de conteúdo ou para reduzir proteções a direitos inscritas no desenho de aplicações voltadas a assegurar a inviolabilidade das comunicações, a privacidade, a segurança e o direito à proteção de dados de todos os usuários e usuárias. 

 

ABJD defende aprovação da PL 2630 e conclama sociedade para se engajar em defesa do tema

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB