Integrante do Conselho, ABJD celebra a volta da Participação Social no Governo Lula

11/01/2023

Integrante do Conselho, ABJD celebra a volta da Participação Social no Governo Lula



Acesse a íntegra da Declaração final e veja quais entidades participam


 O Conselho de Participação Social do Gabinete de Transição Governamental concluiu os trabalhos nesta terça-feira, 10, com importantes vitórias concretizadas nos primeiros dias do governo do Presidente Lula. A reunião final contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Entre as conquistas está a revogação do Decreto 9.759/2019 que impunha restrições e limites à participação popular em órgão colegiados, tais como os conselhos nacionais. A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD foi uma das 62 entidades, movimentos populares e organizações da sociedade civil que constituíram o Conselho.


Outros pontos de destaque são a recriação da Secretaria Geral da Presidência da República, com retomada das competências de promoção da participação social e do diálogo entre governo e sociedade, assim como foram criadas as assessorias de participação e diversidade nos ministérios; e a criação do Conselho da Participação Social, como instância consultiva permanente acerca das políticas de participação popular e do diálogo social, tendo como referência a experiência desenvolvida na transição.


De acordo com integrantes do Conselho, nos últimos quarenta dias foi desenvolvido um diagnóstico minucioso acerca da destruição dos canais de participação e diálogo social no poder executivo federal, e elaboradas propostas para retomada das institucionalidades e instrumentos de participação popular na elaboração e controle das políticas públicas.


A advogada e integrante da Executiva Nacional da ABJD, Verônica Salustiano, que representou a Associação no colegiado, explicou como se deram os trabalhos. “Na etapa de transição, assim como nos Grupos de Trabalho, o Conselho realizou um levantamento sobre o atual quadro da participação e as mudanças necessárias. Apontamos medidas para os Conselhos, orçamento participativo e propostas de novas formas de participação, que combinem não só a participação consultiva e o controle social, mas também educação popular e participação ativa e direta nas decisões e construções das políticas públicas”, contou.


Para a jurista, a iniciativa do governo em chamar um Conselho de Participação Social já na etapa de transição demonstra para a sociedade a preocupação com a destruição que foi efetivada na área após o golpe e o governo Bolsonaro, que tinha uma agenda clara de esvaziamento da democracia, das políticas públicas de direitos humanos e dos mecanismos de participação social. “Um início que demonstra o compromisso em reavivar e oxigenar a democracia nas instituições de Estado, já em diálogo e com participação efetiva de diversas organizações da sociedade civil, que vão do campo, das florestas, águas, cidades, movimentos de moradia, de direitos humanos, mulheres, lgbtqia+, religiosos de várias matizes e organizações como a ABJD”, destacou.


Em sua declaração final, o Conselho ressaltou o respeito à soberania popular, à Constituição Federal e às instituições da República como pré-condição para o estabelecimento de uma democracia forte e duradoura. E como não poderia deixar de ser, o conjunto de movimentos e organizações da sociedade civil que compuseram o colegiado manifestaram seu veemente repúdio aos atos golpistas e criminosos que depredaram a sede dos três poderes no dia 8 de janeiro em Brasília com a negligência e conivência das forças de segurança.


“Defendemos a responsabilização, com o rigor da lei, de todos que atentaram contra a democracia e o patrimônio público e histórico nacional, bem como daqueles que se omitiram frente aos seus deveres legais. O Brasil viveu todo o horror de 21 anos de uma ditadura militar e não irá abrir mão das suas conquistas democráticas. A divergência política e a diversidade de opinião que nos caracterizam e enriquecem só podem se expressar num ambiente democrático e transparente, onde a mentira, a desinformação e a manipulação não prosperem. Nossa mobilização em defesa dos direitos do povo brasileiro e da participação popular é expressão do desejo da sociedade de enraizar e fortalecer a democracia e de produzir sínteses que apontem para um projeto de país que garanta direitos e promova o desenvolvimento com justiça social e ambiental. Democracia sempre!”, finaliza.



Integrante do Conselho, ABJD celebra a volta da Participação Social no Governo Lula

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB