Nota | ABJD repudia atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito

09/01/2023

Nota | ABJD repudia atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito


Foto: Gabriela Biló/Folhapress



A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JURISTAS PELA DEMOCRACIA - ABJD, entidade compromissada com a intransigente defesa da democracia, expressa seu mais veemente repúdio aos atos terroristas praticados contra o Estado democrático de direito, com invasão e depredação das sedes dos Poderes da República no último domingo, 08 de janeiro.


As imagens mundialmente acompanhadas revelam a criminosa omissão do Governo do Distrito Federal. A conivência verificada impôs firme e pronta intervenção do Governo Federal, que chamou para si a autoridade sobre as Forças de Segurança até o dia 31 de janeiro próximo, em defesa da ordem constitucional democrática, bem assim do Poder Judiciário, que afastou o governador da Capital Federal pelo prazo de 90 dias, notadamente porque os atentados deste dia 8 de janeiro foram precedidos por outras ocorrências igualmente atentatórias à democracia, demonstrando que o poder constituído da Capital da República não se obrigou aos mandamentos de juramento com a defesa da Constituição Federal e das leis da República.


A gravidade dos atos do dia de ontem não encontra qualquer espécie de paralelo na história nacional, exigindo dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e também das instituições que atuam no sistema de justiça, as mais enérgicas medidas de apuração e rigorosa punição dos agentes terroristas, em especial os mandantes financiadores das organizações golpistas.


Por fim, conclamamos à sociedade brasileira que se some às mobilizações organizadas por todo território nacional junto a movimentos e entidades em defesa da democracia. Na próxima quarta (11/01) haverá um ato nacional em Brasília. A ABJD seguirá atenta e atuante em defesa dos seus princípios fundantes.




Brasil, 9 de janeiro de 2023

Nota | ABJD repudia atos terroristas contra o Estado Democrático de Direito

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB