ABJD vê direcionamento político e pede que CNJ suspenda o processo de promoção de desembargadores (as) ao TRF da 1ª Região

08/11/2022

ABJD vê direcionamento político e pede que CNJ suspenda o processo de promoção de desembargadores (as) ao TRF da 1ª Região


Acesse aqui o pedido ao CNJ

 

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) pediu, em caráter de urgência, que o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, suspenda a sessão prevista para o dia 10 de novembro que irá deliberar sobre a lista de promoção por merecimento de candidatas (os) à vaga de Desembargadora (o) Federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. A entidade aponta descumprimento de regras e requer que a Corte se pronuncie sobre os condicionantes que ela própria definiu como necessários ao processo de promoção.


“O TRF da 1ª Região colocou-se em situação de afronta às próprias regras de promoção e provimento de vagas por ele estabelecidas, o que pode significar possível direcionamento político para que as nomeações ocorram em grave cenário de bloqueio de estradas, disseminação de informações falsas e instabilidade político-eleitoral, durante governo de transição na República”, explica a ABJD em pedido protocolado nesta segunda (7).

 

Para a Associação, há evidências de açodamento pela Corte, manifestadas pelo descumprimento reiterado de deliberações adotadas em sessões e isso merece, por sua potencial gravidade, apuração e providências por parte da Corregedoria Nacional.

 

“Queremos garantir a lisura, higidez e constitucionalidade do processo de promoção ao TRF da 1ª Região e, para isso, é preciso uma definição da competência dos órgãos jurisdicionais e, pelo Conselho da Justiça Federal, os termos em que se dará a participação dos juízes vinculados ao TRF da 6ª Região. Dessa forma, estamos agindo em busca de evitar que o encadeamento de atos por parte do TRF 1ª Região leve a prejuízos na campanha dos candidatos, na formação da vontade do Tribunal e na posterior escolha por parte do Chefe do Poder Executivo”, justifica.


Legislação

A Lei 14.253/2021 prevê que para o TRF da 1ª Região 19 cargos vagos de juiz federal substituto podem ser convertidos em 16 cargos de Desembargador (a) do respectivo Tribunal. Para efetivar à legislação, o TRF da 1ª Região editou a Resolução Pres. 26/2022 estipulando as Varas que cederiam cargos para o cumprimento da ampliação. Paralelamente a isso foi criado o TRF da 6ª Região (Minas Gerais), conforme Lei 14.226/2021.


Ocorre que, agindo em comportamento contraditório, o TRF da 1ª Região iniciou processo de provimento de vagas de promoção por merecimento antes mesmo de deliberar sobre a competência dos novos órgãos jurisdicionais, provendo vagas cuja materialidade é inexistente e violando regra que a  própria Corte Especial do Tribunal havia imposto como obrigatória.

 

A Corte estabeleceu, ainda, que para a disputa atingir candidatos vinculados ao TRF da 6ª Região, tal circunstância deveria ser regrada antecipadamente pelo Conselho da Justiça Federal, mas essa regulamentação não ocorreu e o TRF da 1ª Região não considerou suas próprias deliberações e está avançando com as promoções a despeito de não se conhecer os exatos termos em que os candidatos do TRF da 6ª Região poderiam concorrer e os impactos destes atos, o que gera cenário de severa insegurança jurídica e instabilidade.


“As duas situações demonstram notável precipitação na aplicação das regras legais e regulamentares, definidas pelo próprio TRF da 1ª Região, e pode resultar no fato de que a escolha dos (as) novos (as) Desembargadores (as) não seja feita pelo governo democraticamente eleito em 30 de outubro”, finaliza.






ABJD vê direcionamento político e pede que CNJ suspenda o processo de promoção de desembargadores (as) ao TRF da 1ª Região

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB