Nota | ABJD aponta caráter golpista dos apoiadores de Bolsonaro e pede respeito às normas e instituições

04/11/2022

Nota | ABJD aponta caráter golpista dos apoiadores de Bolsonaro e pede respeito às normas e instituições


 A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) vem manifestar o seu apoio ao povo brasileiro que exerceu o seu direito político do voto, neste último dia 30 de outubro. Um país se constrói com o respeito às normas garantidoras dos direitos dos indivíduos, e também com o respeito às instituições que cumprem a sua função republicana de zelar pela efetividade da Constituição. Neste sentido, repudiamos qualquer ação dirigida contra a vontade popular.


A ABJD, que teve como motivo de seu nascimento e tem como objetivo de sua existência a luta pela democracia e pela efetividade dos direitos do povo brasileiro, alerta também para os irreparáveis prejuízos que os bloqueios das rodovias brasileiras têm causado à população brasileira, como o desabastecimento de alimentos e de remédios, que afeta hospitais e põe em risco pacientes em tratamentos graves como hemodiálise e transplantes. 


Vemos ainda com preocupação as ações da Polícia Rodoviária Federal que, em ações a serem ainda melhor apuradas, tem sido denunciada pela sua leniência e/ou conivência com os atos golpistas contra a democracia. Destacamos também a inércia do Ministério Público Federal que não se mostra atento para fazer a defesa dos interesses da sociedade.


Entendemos que os últimos acontecimentos mostram com clareza o caráter golpista dos apoiadores do atual presidente não reeleito, como também desvelam a sua postura oportunista e irresponsável, que deveria estar mais ativamente colaborando para a efetiva  contenção dos tensionamentos atuais.


Por fim, deixamos aqui expressa a nossa confiança na plena resolução dos conflitos e na rigorosa punição de seus articuladores e apoiadores. 

 

Certos de que o Brasil tem muito a contribuir para a construção de um mundo melhor, saudamos os novos tempos que se avizinham.


Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil

Nota | ABJD aponta caráter golpista dos apoiadores de Bolsonaro e pede respeito às normas e instituições

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB