Vitória da Coalizão: STF autoriza oferta de transporte gratuito no dia das eleições

19/10/2022

Vitória da Coalizão: STF autoriza oferta de transporte gratuito no dia das eleições


Atendendo à ADPF 1013, ajuizada pela Rede Sustentabilidade e apoiada pela Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, autorizou (veja aqui) nesta terça-feira, 18, as prefeituras e empresas de ônibus, trem e metrô a disponibilizarem, gratuitamente, transporte público urbano coletivo de passageiros no dia dos 2º turno das eleições, em 30 de outubro.


As prefeituras podem, inclusive, utilizar ônibus escolares e outros veículos públicos para permitir que cidadãos (as) possam exercer o direito – dever ao voto. O fornecimento de transporte de graça não incorre em crime eleitoral ou de improbidade.


O Poder Público deve, ainda, manter o serviço de transporte público em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições, sob pena de crime de responsabilidade e as cidades que já ofereciam o serviço gratuitamente, não podem deixar de ofertar o transporte.


A Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral teve o pedido de ingresso como Amicus Curiae deferido e na ação, o grupo está representado pela ABJD e AJD, entidades observadoras das eleições e que  puderam verificar situações preocupantes com relação ao deslocamento de eleitores (as) durante o primeiro turno das eleições, ocorrido no dia 2 de outubro.


Barroso frisou em sua decisão que o voto é uma garantia constitucional e que, por isso, não pode haver qualquer discriminação de eleitores por sua posição política. Todos devem ter assegurado o transporte gratuito onde ele for adotado.


Vitória da Coalizão: STF autoriza oferta de transporte gratuito no dia das eleições

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB