Entidades ingressam com Amicus Curiae no STF em ação que pede transporte gratuito no dia das eleições

13/10/2022

Entidades ingressam com Amicus Curiae no STF em ação que pede transporte gratuito no dia das eleições


A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral protocolou nesta quinta-feira, 13, no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de Amicus Curiae para contribuir com o debate na ação (ADPF 1013) ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade que pede que seja garantida a oferta de transporte coletivo urbano para que milhões de brasileiros (as) que precisam se deslocar no dia das eleições possam exercer o dever e o direito ao voto.


O fornecimento de transporte gratuito a eleitores em dias de eleição é um direito previsto na Lei nº 6.091/74. Por isso, a Coalizão requer uma revisão da liminar concedida pelo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que determinou que o transporte público urbano fosse mantido em níveis normais no 1º turno das eleições. Agora, o pedido é para que no dia do 2º Turno das Eleições 2022, o poder público municipal ofereça transporte público gratuito, com reembolso pela União em razão da natureza federal das despesas associadas ao processo eleitoral. Ou que afirme que a oferta gratuita de transporte público não configura crime eleitoral, nem ato de improbidade.


Nessa solicitação, a Coalizão está sendo representada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e pela Associação de Juízes para a Democracia (AJD). Ambas entidades cadastradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como observadoras eleitorais e que puderam verificar situações preocupantes com relação ao deslocamento de eleitores (as) durante o primeiro turno das eleições, ocorrido no dia 2 de outubro.


As entidades destacam o alto índice de abstenção no primeiro turno, de 20,95%, o mais alto desde 1998, conforme dados divulgados pela Justiça Eleitoral. Segundo o documento, entre os 30 municípios com as mais altas taxas de abstenção do País, 23 deles estão em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do Brasil e vários deles nas regiões dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. De todos os municípios brasileiros, Rio Vermelho está no topo do ranking, que registrou abstenção de 40,49%, além de cidades de Rondônia e do Amazonas.


“O que todas as cidades com mais alto índice de abstenção possuem em comum? São cidades mais pobres, onde o custo do deslocamento para chegar a uma seção de votação é um grande desestímulo. Se existem outros fatores associados, esse certamente é um dos mais significativos e pode ser solucionado por uma decisão do Poder Judiciário”, apontam.



Coalizão

A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral reúne mais de 200 entidades e movimentos sociais e vem participando ativamente, desde o período de pré-campanha, de todos os passos, movimentos, articulações e decisões que se referem ao processo eleitoral de 2022.



Entidades ingressam com Amicus Curiae no STF em ação que pede transporte gratuito no dia das eleições

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB