Observação Eleitoral: ABJD-CE e ABJD-GO visitam os Tribunais Regionais Eleitorais

29/09/2022

Observação Eleitoral: ABJD-CE e ABJD-GO visitam os Tribunais Regionais Eleitorais


 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, recebeu a representante da ABJD-CE que integra a Missão de Observação Eleitoral Nacional nessa terça-feira, 27, e, na quarta, 28, foi a vez de integrantes da ABJD-GO serem recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos.


Integraram a comitiva da ABJD-GO Gláucia Maria Teodoro Reis, Allan Hanneman Ferreira, Fancielle Silva Cardoso, Camilo Rodovalho e Vitor Souza Albuquerque. Eles manifestaram o apoio da instituição ao sistema eleitoral, às urnas eletrônicas e à condução da presidência do TRE-GO na realização de um pleito seguro no estado de Goiás.


Já no Ceará, a ABJD-CE foi representada pela advogada Maria de Jesus Cavalcante da Rocha e também participaram da reunião integrantes da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, o juiz estadual Alexandre Santos Bezerra Sá e o juiz do Trabalho Vladimir Paes de Castro.


Os encontros serviram para explicar aos observadores (as) os preparativos para as Eleições de 2022 e reiterar a disponibilidade do Tribunal em contribuir com as missões.


O presidente do TRE-GO Itaney Campos agradeceu a visita e ressaltou a importância do trabalho em equipe e o apoio de entidades como a ABJD-GO. “Nosso trabalho é em grupo. Uma equipe que se estende pelo estado inteiro e conta com o apoio da representação social da sociedade organizada. O respaldo da Associação dos Juristas pela Democracia, este segmento esclarecido e comprometido com a ordem democrática, é muito importante para a Justiça Eleitoral. Nossas portas estão sempre abertas. No momento em que a Justiça Eleitoral está em fase de intenso ataque, a sociedade e os segmentos mais democráticos vieram à tona para defender a Justiça Eleitoral, o processo eleitoral e, por extensão, a democracia”, declarou.


No TRE-CE, a coordenadora de Eleições apresentou diversos dados referentes ao próximo pleito, destacando: a participação de mesários(as) voluntários(as) no Ceará, maior que a média nacional; a disponibilização de Boletins de Urna na internet a partir das 17h, novidade desta eleição, e o incremento do atendimento do Disque Eleitor 148.


Também foi explicado pelo juiz Rommel Conrado, também presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE, como funcionarão o Testes de Integridade e de Autenticidade a que serão submetidas as urnas eletrônicas.


"Todo o processo eleitoral tem sido organizado com o maior cuidado e a maior responsabilidade pela Justiça Eleitoral como um todo, de forma a garantir eleições limpas, seguras e distante de qualquer mácula", reforçou o presidente Inacio Cortez.



Missões de Observação Eleitoral Nacional (MOE Nacional)


A observação das missões compreende todo o processo eleitoral, podendo se estender até a data-limite para a diplomação dos(as) eleitos(as) estabelecida no Calendário Eleitoral. No caso do MOE Nacional, a observação é realizada por representantes de entidades, organizações da sociedade civil ou instituições de ensino superior nacionais, todas credenciadas. Os(as) observadores(as) deverão se apresentar portando crachá expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral e usando colete identificador.


Regulamentadas pela Resolução TSE nº 23.678/2021, as Missões de Observação Eleitoral consistem em procedimento sistemático de acompanhamento e avaliação das eleições periódicas. As missões visam a contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, ampliando sua transparência e integridade e fortalecendo a confiança pública nas eleições.


Com informações do TRE-GO e TRE-CE

Observação Eleitoral: ABJD-CE e ABJD-GO visitam os Tribunais Regionais Eleitorais

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB