Transparência: ABJD visita Sala de Totalização de votos do TSE

28/09/2022

Transparência: ABJD visita Sala de Totalização de votos do TSE


 

As juristas Daniela Teixeira e Tânia Oliveira estiveram na Sala de Totalização de votos do TSE


A convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, representantes da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), credenciada como instituição apta a realizar missão de observação eleitoral nacional nas eleições de 2022, compareceram nesta quarta-feira, 28, à sala da Seção de Totalização (Setot) dos votos para conhecerem o local.



Chamada de 'sala secreta’ e ‘sala-cofre’ do TSE' pelo presidente Jair Bolsonaro, o lugar não tem nada de secreto, é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras.

 


“Mais uma vez o TSE dá uma demonstração de transparência chamando todas as missões de observação eleitoral nacionais e internacionais, os fiscais dos partidos, instituições da sociedade civil, advogados, representantes dos principais candidatos a presidente, partidos políticos e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para conhecerem a sala de totalização de votos, que também estará aberta para nossa visitação no dia da eleição. Todos puderam observar toda a lisura do sistema de apuração dos votos”, contou Daniela Teixeira que representa a ABJD na Missão de Observação Eleitoral (MOE).

 

O Setot é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados. O setor é composto por uma equipe de 20 servidores que trabalham em conjunto com outros setores do Tribunal e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).


O TSE ressalta que a equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana. Os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais.


Ou seja: o resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do BU, que traz a quantidade de votos depositados em cada urna eletrônica. Além de ficarem disponíveis para consulta pública nas seções, os BUs também são entregues aos fiscais de partido e serão publicados em tempo real nas Eleições 2022.

Transparência: ABJD visita Sala de Totalização de votos do TSE

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB