Missão de Observação: TRE-BA recebe ABJD

26/09/2022

Missão de Observação: TRE-BA recebe ABJD



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu, na última sexta-feira (23/9), a visita de uma comitiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), liderada pela representante da entidade, Márcia Costa Misi. A Associação foi credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atuar na Missão de Observação Eleitoral (MOE) durante o pleito deste ano.


O momento foi propício para os integrantes do ABJD se apresentarem à Justiça Eleitoral e informarem quais serão os procedimentos adotados pela Associação relacionados aos atos pertinentes à observação no dia da eleição.


O grupo foi recepcionado pelo presidente do Regional, desembargador Roberto Maynard Frank; pela secretária-geral da Presidência, Thais Habib, e pela secretária Judiciária do 1º Grau de Jurisdição, Hercília Barros.


De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, a iniciativa visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, oferecendo ampla transparência à integridade das eleições.


Entre as principais atividades que devem ser exercidas pelos observadores estão: acompanhar o cumprimento das normas eleitorais nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo eleitoral; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução das várias etapas do pleito.


Este ano, serão 15 missões de observação no Brasil, o que reunirá cerca de 500 observadores. O trabalho pretende também colaborar para o combate à desinformação. Aos TREs cabe a função de conscientizar mesários e coordenadores sobre a necessidade de receber os observadores e fornecer todas as informações por eles solicitadas.



Ascom TRE-BA

Missão de Observação: TRE-BA recebe ABJD

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB