Observadores eleitorais: ABJD se reúne com os Tribunais Regionais Eleitorais de MG e TO

23/09/2022

Observadores eleitorais: ABJD se reúne com os Tribunais Regionais Eleitorais de MG e TO


 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Soares, recebeu no último dia 19 a advogada Gisele Cid Loureiro da ABJD-MG. Já no dia 21, a jurista da ABJD-TO Graziela Tavares de Souza Reis foi recebida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Ambas são observadoras eleitorais credenciadas pelo Tribuanl Superior Eleitoral (TSE) para acompanharem as Eleições 2022.

A advogada Gisele Cid da ABJD no TRE-MG


Em Belo Horizonte-MG, Gisele recebeu informações sobre o planejamento geral das eleições, sobre as atividades do TRE no dia do pleito e toda a agenda de procedimentos previstos. Além do presidente, a advogada foi recebida pela juíza auxiliar da Presidência, Cristiana Gualberto; pela diretora-geral, Glória Araújo; e pelos servidores Flávio Drummond, Cláudia Barçante e James Andrade, que são responsáveis pela interlocução com as missões de observação eleitoral.


Graziela da ABJD - TO em reunião no TRE


Em Palmas-TO, Graziela conversou também com o assessor-chefe da Presidência, Laudyone Arruda, o responsável pelas Missões de Observação Eleitoral Nacional e Internacional (MOE) no Tocantins, José Paiva e o advogado Célio Henrique Rocha. Ao todo, o Tocantins terá três instituições observadoras acompanhando o pleito deste ano nas cidades de Palmas e Araguaína.


MOE

Conforme a Resolução TSE nº 23.678/2021, que dispõe sobre diretrizes e procedimentos para a realização de Missões de Observação Eleitoral Nacional e Internacional (MOE), cabe aos observadores observar o cumprimento das normas eleitorais nacionais; colaborar para o controle social nas diferentes etapas do processo eleitoral; e verificar a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo eleitoral.


Todos os observadores que atuarão nas Eleições 2022 estarão devidamente identificados no dia das eleições e vão desenvolver seus trabalhos de forma independente. As missões de observação culminam na elaboração de relatórios com anotações e sugestões de melhorias e aprimoramentos do processo eleitoral como um todo. Após a realização das eleições, essas informações são consolidadas em documento que é amplamente divulgado na internet para consulta pública.



Com informações da ASCOM/TRE-TO e TRE/MG

Observadores eleitorais: ABJD se reúne com os Tribunais Regionais Eleitorais de MG e TO

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB