Nota | Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral comemora um grande dia para a democracia

23/08/2022

Nota | Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral comemora um grande dia para a democracia


Foto: Agência Senado/Leopoldo Silva


Atendendo à notícia-crime (acesse aqui) protocolada pela COALIZÃO PARA DEFESA DO SISTEMA ELEITORAL, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal cumpra mandados de busca e apreensão em endereços dos  empresários que compartilharam mensagens golpistas em um grupo de WhatsApp. Determinou, ainda, o bloqueio das contas bancárias dos oito empresários, a quebra do sigilo bancário deles, o bloqueio de suas contas nas redes sociais, além da tomada do depoimento de cada um.

A Coalizão, composta por mais de 200 entidades e movimentos sociais, solicitou na quinta-feira (18) a distribuição por prevenção da notícia-crime ao Inq. 4.874/DF, após o portal Metrópoles trazer a público mensagens trocadas entre os empresários bolsonaristas tramando um golpe de Estado, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vença as eleições.

O Inquérito em questão investiga a prática de atos antidemocráticos, com o objeto de apurar suposta presença de indícios e provas acerca da existência de organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político com a possível finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito.

Há indícios, inclusive por conteúdo das conversas divulgadas, de que os empresários estejam contribuindo com o financiamento dos atos do próximo 7 de setembro, com intuito de promover desestabilidade. 


A ação do ministro Alexandre de Moraes, em resposta rápida à demanda da sociedade civil organizada, é um excelente sinal de que as instituições democráticas não aceitam ameaças contra o sistema eleitoral e o Estado Democrático de Direito, e de que o Judiciário agirá com rigor para defender a democracia.

Foto: Agência Senado/Leopoldo Silva


 

Nota | Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral comemora um grande dia para a democracia

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB