Entidades pedem que CNJ investigue crimes cometidos pelo juiz que participa do grupo de empresários que defendem golpe

19/08/2022

Entidades pedem que CNJ investigue crimes cometidos pelo juiz que participa do grupo de empresários que defendem golpe




Acesse a Reclamação Disciplinar


Além de empresários bolsonaristas que defendiam abertamente um golpe de estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vença as eleiçoes de 2022, fazia parte do grupo de WhatsApp “Empresários & Política”, o juiz do Trabalho Marlos Melek (TRT-PR), conforme revelado pelo portal Metrópoles. Diante desse fato, um grupo de entidades ingressou com uma Reclamação Disciplinar nesta quinta-feira, 18, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pedindo que se apure o cometimento de crimes por parte do magistrado e se aplique as penas cabíveis.


“Ao participar, interagindo com os empresários diretamente proponentes de um Golpe de Estado, de maneira silenciosa ao proposto e sem noticiar o fato às autoridades, o representado não viola apenas direitos do cidadão, mas toda a estrutura existente no Estado Democrático de Direito. Viola a razão de ser e de existir do cargo ocupado, do Tribunal onde exerce jurisdição. Do STF, do STJ, deste CNJ. Mais grave: do maior poder existente em uma democracia: viola a soberania popular”, afirmam.


Para as organizações, a conduta de Melek é inacreditável e revela rompantes de um Estado autoritário e ditatorial, incompatível com o exercício da magistratura que tem, por ofício, dever funcional e legal, de respeitar irretocavelmente a Constituição Federal.


“O representado, em momento algum, promove ou alerta para o respeito à Constituição Federal, cujo compromisso dele, ainda que ali não se encontre no exercício da função, é inafastável. Ao contrário: o representado claramente exerce o pensamento grosseiro, tacanho, limitado e de deficiência cognitiva que usualmente se encontra em eleitores ou seguidores fiéis, como se estivessem participando de uma seita, do atual Presidente Jair Bolsonaro”, dizem na Reclamação Disciplinar.



Assinam a peça a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED), o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministerio Público do Trabalho (Ipeatra) e a Comissão Justiça e Paz de Brasília. 

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB