ABJD participa de ato em defesa dos povos indígenas e contra o marco temporal

09/08/2022

ABJD participa de ato em defesa dos povos indígenas e contra o marco temporal



No dia internacional dos Povos Indígenas, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) participou do ato em Defesa dos Territórios e das Vidas Indígenas que aconteceu em 9 de agosto, na Faculdade de Direito da USP.

 

A jurista Simone Mendes (ABJD-SP), que representou a entidade no evento, falou em defesa dos povos indígenas e contra a tese do marco temporal. “Diante da dramática situação vivida pelos indígenas na atualidade, vítimas do genocídio promovido por Bolsonaro, a ABJD reafirma sua presença em ações de combate à escalada de violência praticada contra esses povos, à sistemática supressão de seus direitos, bem como defende a imprescindível derrubada da tese do marco temporal, a ser apreciada pelo STF”.


Simone lembrou que os indígenas vivenciam o resultado das ações de um governo que, para muito além do descaso, age de forma direta, atroz e estarrecedora, objetivando destruir um grupo étnico, mediante condutas que se enquadram na tipificação de genocídio, já denunciado no Tribunal Penal Internacional de Haia.


“A decisão do STF (sobre o marco temporal) é aguardada com expectativa por milhares de indígenas e se traduz na sobrevivência e vida digna de mais de 300 comunidades, proteção ao meio ambiente, cultura e preservação do planeta”, concluiu.


A participação foi realizada a convite da Articulação dos Povos Indígenas (APIB) e da Comissão Guarani Yvyrupá devido ao comprometimento da entidade com a luta pela terra, pela justiça, pela vida e pela democracia.

ABJD participa de ato em defesa dos povos indígenas e contra o marco temporal

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB