ABJD e Marcha Mundial de Mulheres pedem que CNJ afaste e investigue juíza que cometeu crimes contra criança estuprada e grávida

21/06/2022

ABJD e Marcha Mundial de Mulheres pedem que CNJ afaste e investigue juíza que cometeu crimes contra criança estuprada e grávida





A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Marcha Mundial de Mulheres protocolaram nesta terça-feira, 21, na Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma reclamação disciplinar contra a juíza Joana Ribeiro Zimmer por prática de procedimento administrativo incompatível com sua função, além de ilícios de caráter civis e penais. As entidades sustentam que, para justificar e defender a continuidade da gestação de uma criança de 11 anos vítima de estupro, a magistrada cometeu os crimes de assédio institucional, usou métodos de terror psicológico, promoveu a revitimização e violou normas legais, direitos e garantias.

 

As entidades pedem que seja instaurado um processo legal administrativo disciplinar e aplicada a penalidade cabível contra Joana. “A conduta da representada (Joana) é de indescritível crueldade com a criança vítima de violência sexual, tratando-a unicamente como um trampolim para a adoção. A sociedade não pode permitir, tampouco deixar escapar de seu institucional controle, a expressa vedação deste tipo de postura e de conduta praticadas no conforto do segredo de justiça que, ao que parece, não visa a proteger as partes e, sim, lamentavelmente, o abuso e a desumanidade das ações do Estado”, ressaltam.


Violações


A legislação brasileira autoriza duas hipóteses de aborto: o terapêutico que é provocado para salvar a vida da gestante ou preservar a sua saúde física ou, ainda, para dar fim a uma gestação de feto anencéfalo, e o aborto provocado para interromper gravidez decorrente do crime de estupro.


“Portando, não é necessário autorização judicial para a realização do aborto nesses casos, apenas o livre consentimento da gestante ou de seu representante legal, sem qualquer penalização para a equipe médica que o realize”, explicam as entidades.


“Mesmo após uma série de elementos, de cunho e ordem médica, que revelaram a possibilidade de risco à saúde e à vida da criança estuprada, a juíza, em claro desvio de finalidade, determinou a permanência da criança em abrigo com o propósito de “proteger o feto”, ignorando, portanto, a manifestação da vontade da criança, de sua mãe e todas as especialistas ouvidas, conforme audiência”, destacam.

 

Entre as crueldades, quase inacreditáveis, cometidas pela juíza Joana Zimmer, foi questionar uma criança, em uma condição de vulnerabilidade assustadora, sobre o que pensaria o estuprador, nominando-o como o “pai da criança”, em uma clara tentativa de romantizar um crime inominável. 


Outra violação cometida na audiência se refere à Lei nº 13.431, de 2017, que trata da escuta especializada e do depoimento especial, como procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade. “A norma não foi respeitada nem pela juíza Joana Ribeiro Zimmer, nem pela promotora Mirela Dutra Alberton. Ao oposto, foram violadas normas legais, direitos e garantias de uma criança e praticado grave e severo abuso institucional. O Estado tem o dever de proteger uma criança vítima de estupro e não pode, tampouco deve medir esforços e mecanismos para tanto”, reforçam.



Além disso, a magistrada ainda promoveu a "revitimização" da criança vítima de estupro e cometeu crime ao tratar do procedimento de aborto como “homicídio”, colocando em segundo plano o valor mais importante em debate: a vida da menina estuprada. De acordo com a ABJD e a Marcha Mundial de Mulheres, a juíza violou dispositivos do Código Penal Brasileiro, a Lei nº 13.431/2017, a Lei 14.245/2021 de diversos dispositivos da Lei 8.069/1990 (ECA), incidindo em graves violações de seus deveres funcionais, com adoção de postura incompatível com o exercício da magistratura. 


Foto: Solon Soares/Assembleia Legislativa de Santa Catarina

ABJD e Marcha Mundial de Mulheres pedem que CNJ afaste e investigue juíza que cometeu crimes contra criança estuprada e grávida

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB