Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral realiza reuniões no TSE e no Senado sobre o acompanhamento das eleições

17/06/2022

Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral realiza reuniões no TSE e no Senado sobre o acompanhamento das eleições



A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que é uma das entidades que compõem a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, participará de uma série de reuniões entre os dias 20 e 22 de junho com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Senado Federal. Entre os objetivos, está a indicação de nomes de observadores internacionais para acompanhar as eleições de 2022.


Reunindo mais de 200 entidades e organizações, a Coalizão firmou compromisso com o TSE, em encontro com o ministro Edson Fachin, de defender o sistema eleitoral dos constantes ataques promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro e setores do governo contra o processo eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral, juízes e servidores.


“Não aceitamos a condição de reféns de chantagens e ameaças de ruptura institucional após   pouco mais de três décadas em que a normalidade democrática foi restabelecida em nosso país, com o custo de muitas vidas, sofrimentos, privações e lutas”, afirmou o grupo em manifesto (leia aqui) entregue a Fachin, no dia 16 de maio.



Confira a agenda:


20/06 (Segunda) – 15h: Reunião (online) conjunta com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) da Comissão de Transparência Eleitoral e do Observatório de Transparência Eleitoral. Presidida pelo ministro Edson Fachin, esta reunião terá o objetivo de debater ações preparatórias para as eleições.


22/06 (Quarta) – 11h: Reunião (online) das entidades da Coalizão com senador Humberto Costa (PT/PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Nesta reunião, será feito o pedido de apoio do Senado e agendamento de audiência pública sobre as eleições.


22/06 (Quarta) – 15h: Reunião (online) com a área internacional do TSE para apresentar a lista de observadores internacionais sugerida pelas entidades integrantes da Coalizão.

 Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral realiza reuniões no TSE e no Senado sobre o acompanhamento das eleições

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB