Nota | ABJD se posiciona sobre a indicação de Vera Lúcia Santana Araújo ao TSE

06/05/2022

Nota | ABJD se posiciona sobre a indicação de Vera Lúcia Santana Araújo ao TSE


Foto: Marcelo Cruz/ Agência CPMídias


A Justiça Eleitoral é a guardiã de nosso direito à cidadania de votarmos e de sermos votados. É ela que assegura o cumprimento dos requisitos e critérios para o exercício e legitimação de nossa democracia representativa.

Ao votar na última quarta-feira (04) a lista tríplice para ocupação da vaga no Tribunal Superior Eleitoral aberta em março último, o Supremo Tribunal Federal ofereceu ao país a possibilidade histórica de ter, dentre seus quadros de ministros eleitorais, uma advogada de larga experiência, comprovada competência e preciosa militância na área, que traz, ainda, o pioneirismo de levar àquela Corte a presença de uma mulher negra.

Vera Lúcia Santana Araújo tem sua história ligada umbilicalmente à luta por direitos, por inclusão social e pela defesa inconteste das instituições democráticas. Mulher nordestina, sendo baiana de nascimento, reside na capital federal, onde construiu sua carreira profissional.

A sua atuação na área eleitoral teve início em 1986, na primeira eleição após ditadura militar. Teve participação importante em três mandatos de governadores do Distrito Federal, trazendo ainda o aprendizado do trabalho com o poder legislativo e a advocacia privada.

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD manifesta o seu apoio a Vera Lúcia Santana Araújo para ocupar o cargo de ministra do TSE, ao tempo em que expressa a alegria e honra por tê-la entre seus quadros na coordenação nacional da entidade, com a certeza de que o seu nome contribuirá para o fortalecimento e o aperfeiçoamento de nossa democracia, ocupando uma cadeira na mais alta Corte em matéria eleitoral, em um ano tão decisivo para o futuro de nosso país. 

Nota |  ABJD se posiciona sobre a indicação de Vera Lúcia Santana Araújo ao TSE

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB