ABJD-TO repudia criação de cadastro de usuários e dependentes de drogas

23/08/2019

ABJD-TO repudia criação de cadastro de usuários e dependentes de drogas





O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), sancionou em 12/8, a Lei nº. 3.528/2019 que cria o Cadastro de Usuários e Dependentes de Drogas no Estado do Tocantins.

O projeto é de autoria da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) e preocupa por seu viés criminalizatório da população usuária de drogas.

A legislação ignora o debate atual em torno da Lei de Drogas (Lei 11.343/06), no âmbito do Supremo Tribunal Federal (RE 635.659), no qual se discute a constitucionalidade de se tratar como crime a posse de drogas para consumo pessoal (artigo 28).

Três ministros já se posicionaram pela inconstitucionalidade do tratamento penal do consumo pessoal de drogas.

A justificativa do projeto assume a tônica da criminalização dos usuários e da internação compulsória, a contar da terceira ocorrência envolvendo as autoridades policiais: “será possível ao Estado verificar se o grau de dependência à droga do agente revela incapacidade para que este se autodetermine em busca de tratamento médico especializado. Sendo este o caso, o que será averiguado pela existência de pelo menos três registros de ocorrências policiais envolvendo o agente (...)’’.

É inadmissível igualar o tratamento dado ao usuário e ao traficante. Criminalizar a posse para uso fere o direito ao livre desenvolvimento da personalidade, bem como o preceito da dignidade humana, do pluralismo e da intimidade (CF, artigo 1º, III, V e artigo 5º, X), que limita o direito penal aos comportamentos que extrapolem o espaço individual de cada cidadão.

O consumo de drogas representa autolesão e criminalizar essa conduta afronta o princípio constitucional da lesividade, que veda a criação de sanções para atos que não causem lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado.

A ABJD-TO (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Núcleo Tocantins) repudia a criação do Cadastro de Usuários e Dependentes de Drogas no Estado do Tocantins, pelo flagrante descompasso com os Princípios Constitucionais e com as práticas humanizadas de redução de danos, o que sinaliza a intensificação de uma política da criminalização dos usuários e usuárias que afetará, sobretudo, os mais vulneráveis, como jovens negros, pobres e moradores de periferias.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB