Repúdio às prisões arbitrárias na ocupação da 905 sul em Palmas-TO

16/09/2019

Repúdio às prisões arbitrárias na ocupação da 905 sul em Palmas-TO







O Núcleo Tocantins da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD-TO) vem a público repudiar a truculenta intervenção policial e detenção de cinco militantes e um advogado que ocorreu na tarde deste domingo, 15/9, na ocupação da Quadra 905 Sul, em Palmas.

A arbitrariedade das prisões sob alegação de desacato e desobediência como narrativa criminalizatória, pois tais condutas não ocorreram, evidenciam o Estado de Exceção da atual conjuntura brasileira, bem como, caracterizam mais uma ação de criminalização dos movimentos sociais e dos defensores e defensoras de direitos humanos no Estado do Tocantins.

Dentre os detidos, encontrava-se o membro da ABJD, estudante de direito da UFT e diretor nacional da UNE, Guilherme Barbosa, que em momento algum ofereceu resistência à prisão e ainda assim foi conduzido de maneira violenta pela polícia militar.

Igualmente, o Núcleo da ABJD-TO repudia a violação das prerrogativas do advogado Lucas Barbosa, que em pleno exercício da profissão, foi detido por sua intervenção pertinente e indispensável diante da postura truculenta dos agentes policiais.

A ABJD-TO compromete-se com a defesa irrestrita do Estado Democrático de Direito, se coloca ao lado dos movimentos sociais e do povo na luta pela defesa dos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB