Homenagem a Marielle Franco marca início das atividades da Secretaria de Diversidades da ABJD

26/09/2019

Homenagem a Marielle Franco marca início das atividades da Secretaria de Diversidades da ABJD




“A Secretaria de Diversidades da ABJD talvez seja um marco histórico de que a Associação está se comprometendo de verdade não só com a luta institucional, mas contra o racismo estrutural, contra a violência do capital e do patriarcado”. A afirmação é de Maysa Carvalhal, da Frente Estadual de Juristas Negras e Negros do Rio de Janeiro, que participou do lançamento do novo instrumento de luta e resistência da Associação de Juristas. Assista o vídeo e veja como foram os debates.

O evento, ocorrido em setembro, marcou o início das atividades da Secretaria de Diversidades da entidade e homenageou a grande defensora dos direitos humanos, Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada brutalmente em março de 2018. Os pais da ativista, Marinete Silva e Antônio Francisco, participaram do ato e ressaltaram o trabalho fundamental que foi realizado pela filha. “Marielle era uma poliglota do agir, defendia todos os grupos com enorme vontade”, lembrou Antônio.

“A Secretaria de Diversidades da ABJD existe porque a Marielle nos inspira”, definiu a professora de Direito Internacional e integrante da ABJD, Carol Proner. 




Marcelise Azevedo, da Executiva Nacional da ABJD, destacou que a Secretaria foi criada para tratar de temas muito importantes e caros para a Associação e para seu objetivo principal que é a defesa intransigente da democracia, “que não existe sem igualdade de raça, gênero e respeito à diversidade”. 




Também da Executiva, Vera Lucia Santana Araújo, alertou para o momento que o Brasil vive, formalmente dirigido por forças políticas descomprometidas com a Constituição democrática. “Isso faz pertinente e oportuna a criação da Secretaria de Diversidades, onde a gente quer dialogar com pluralidade, amorosidade, humanidade, alteridade, espiritualidade, igualdade, transversalidade, ancestralidade, solidariedade, positividade, fraternidade, generosidade. Este último um atributo muito marcante desse processo que se inicia”, finalizou. 



O Seminário de lançamento contou com debates sobre a política de cotas, direitos LGBTI+ e das mulheres e racismo. A realização foi uma parceria da ABJD com a Sub-Reitoria de Graduação da UERJ (SR1) e apoio da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), DCE-UERJ, Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC/Direito) e Coletivo Matheusa (UERJ).

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB