ABJD-SP repudia ação da PM-SP que vitimou 9 pessoas em Paraisópolis

02/12/2019

ABJD-SP repudia ação da PM-SP que vitimou 9 pessoas em Paraisópolis






A ABJD (Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia) repudia a ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo que vitimou nove pessoas, sendo uma mulher e oito homens mortos pisoteados, durante um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada deste domingo (1/12).

A alegação, segundo a Polícia Civil, de perseguição policial seguida de troca de tiros, não pode ser aceita nem tolerada como justificativa para o ocorrido.

Lamentamos também a postura do Governador de São Paulo, João Dória, que, ao adotar e incentivar o policiamento repressivo e ostensivo em detrimento da prevenção, acaba por aumentar a violência policial e a letalidade em ocorrências que deveriam ser trabalhadas com precaução.

A criminalização das pessoas que convivem nas regiões periféricas e daquelas que frequentam os bailes funk, a partir da formação de um estereótipo criminoso, resulta em ações violentas e repressivas por parte do Estado e vitimiza a população que segue sendo exterminada por quem deveria garantir a sua proteção.

Manifestamos, ainda, total solidariedade aos familiares e amigos das vítimas de Paraisópolis, exigindo que o Governo do Estado de São Paulo adote imediata providência em relação aos responsáveis pelo trágico ocorrido.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB