Fórum Social Mundial Justiça e Democracia abre pré-inscrições para atividades

25/11/2021

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia abre pré-inscrições para atividades


 



Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na mesa de abertura, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) acontece entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2022, em Porto Alegre. Movimentos sociais e entidades interessados em participar devem realizar a pré-inscrição, até 31 de dezembro, no site do evento pelo link: https://fsmjd.org/pre-inscricao-de-atividade/.

O FSMJD é o primeiro Fórum Temático sobre democracia (ou sua ausência) nos Sistemas de Justiça e acontece quando se comemora 20 anos do Fórum Social Mundial, um marco global por um outro mundo possível. Até o momento, integram a iniciativa mais de 160 movimentos e organizações de diversos segmentos da sociedade brasileira e internacional.

Além de Lula, estão confirmadas as presenças da advogada e militante indígena, Fernanda Kaingáng; da advogada Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco; do jornalista Luis Nassif, vítima de assédio judicial; e de Ana Paula Oliveira, integrante do movimento Mãe de Manguinhos que reúne familiares vítimas de violência policial no Rio de Janeiro. Também é aguardada a confirmação da participação do político francês Jean-Luc Mélenchon, líder do movimento França Insubmissa.

Sobre o evento

O FSMJD resulta da união de entidades progressistas formadas por integrantes do Sistema de Justiça: Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), Coletivo Por Um Ministério Público Transformador (Transforma MP), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.

As organizações decidiram somar esforços e realizar a iniciativa para fazer frente aos ataques ao estado democrático de direito no Brasil, na América Latina e em outras partes do mundo. “Os movimentos e organizações engajados neste processo acreditam que é possível, com uma cidadania ativa, organizada e mobilizada, estancar as violações de direitos e construir uma nova sociedade, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Por isso, a relevância do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia”, justifica a organização.

Além da mesa de abertura com a presença de vítimas do Sistema de Justiça, serão realizadas diversas atividades autogestionadas divididas em cinco eixos temáticos:

  • EIXO 1 - Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça;
  • EIXO 2 – Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais; 
  • EIXO 3 - Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados; 
  • EIXO 4 - Democracia, comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça;
  • EIXO 5 - Perspectiva transformadora do sistema de justiça e a centralidade da cultura nesse processo.
São essas ações que devem ser formatadas e desenvolvidas por movimentos sociais e entidades inscritas.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB