ABJD-MA se posiciona contra o fechamento de unidades da Justiça do Trabalho no estado

28/02/2022

ABJD-MA se posiciona contra o fechamento de unidades da Justiça do Trabalho no estado




A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, através do seu núcleo no Maranhão (ABJD-MA) publicou uma nota contra a supressão de varas do trabalho no estado do Maranhão. No documento, a entidade torna público os motivos pelos quais é contra a resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Confira a nota na íntegra.


NOTA PÚBLICA


A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia), através do seu Núcleo Maranhão, vem externar perplexidade e contraposição à proposta de resolução do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, que, visando atender disposições da Resolução nº 296/2021 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, suprime as varas do trabalho de Açailândia, Pedreiras e Timon. O encerramento da prestação dos serviços jurisdicionais em tais unidades, deslocando-os para outras unidades, mostra-se inoportuno por diversas razões:


1. Violação do direito humano fundamental de acesso à justiça, uma vez que a população dos 25 municípios maranhenses que atualmente está sob a jurisdição das varas Açailândia, Pedreiras e Timon, terá que se deslocar para as cidades de Imperatriz (67,9 km), Pinheiro (346 km), São Luís (429 km), respectivamente. Deve-se recordar que tais deslocamentos importam em despesas adicionais para o trabalhador, parte hipossuficiente na relação de trabalho e/ou emprego, e muitas vezes desempregado, que bate à porta da Justiça do Trabalho em busca dos seus direitos trabalhistas.


2. As unidades jurisdicionais para as quais o TRT da 16ª Região almeja redistribuir os feitos que que tramitam nas varas que serão fechadas ocasionará o aumento do volume de demandas em varas do trabalho em Imperatriz, Caxias, Bacabal, Presidente Dutra e Barra do Corda o que deverá ocasionar lentidão e violação da duração razoável do processo nos feitos que já existem e nos que serão apresentados. Ademais, a distância a ser percorrida por trabalhadores e advogados para ter acesso às varas onde tramitarão suas demandas aumentará consideravelmente, especialmente em se considerando a situação de vulnerabilidade de quem busca acesso à Justiça do Trabalho, piorada pela pandemia e, principalmente, pela política econômica aplicada a partir de 2016 causadora de desemprego e aumento da pobreza e miséria.


3. Para que não restem dúvidas, dados levantados pelo próprio TRT 16ª Região1 mostram que nos últimos três anos a Vara de Açailândia recebeu 2.391 novos casos; a Vara de Pedreiras 1.861; e a Vara de Timon recebeu 2.682. Em outro sentido, as Varas do Trabalho de Imperatriz, que pela proposta absorveria as demandas de Açailândia, detém jurisdição sobre dez municípios, e receberam no mesmo período 7.478 novos casos. A Vara de Pinheiro, cuja jurisdição abrange 35 municípios e receberia o acervo processual de Pedreiras, segundo o próprio TRT possui “grande movimentação processual”; apenas em 2021, teve 2.605 novos casos. Já as sete Varas do Trabalho de São Luís, para onde pretende-se manejar a Vara de Timon, receberam no triênio, cada uma, 1.849 novos processos, totalizando 12.943.


4. O país e o estado vivem uma crise estrutural em decorrência da emergência sanitária provocada pela pandemia da COVID-19. O momento não se mostra nem propício nem razoável para alterações desta natureza, que, diga-se, sequer foram discutidas com os jurisdicionados, sindicatos laborais, patronais, terceirizados, servidores do Judiciário Federal, além da OAB, do Ministério Público do Trabalho e membros da própria magistratura do trabalho.


5. Ressalte-se que a preocupação com a retirada das unidades de Açailândia, Pedreiras e Timon não foi esboçada apenas por entidades representativas de trabalhadores. Também a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras – ACIAP, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pedreiras – CDL, o Sindicato de Comércio Varejista de Bens e Serviços de Pedreiras e Região – SINDILOJAS emitiram notas em sentido contrário à proposta do TRT 16ª Região. Na visão dos representantes dos empregadores, mais de 200 mil pessoas estão sob jurisdição da Justiça do Trabalho naquela localidade, de forma que também a parte econômica da relação juslaboral (mais de 8 mil CNPJ’s) restará prejudicada pelos custos financeiros decorrentes de deslocamentos; além da possibilidade de potencialização do comércio desleal por parte de empresas que violam direitos trabalhistas para obter vantagens econômicas, causando assim um abalo na economia e nos empreendimentos locais.


6. A desarticulação das redes de proteção que têm como órgãos principais as varas da Justiça do Trabalho afeta sobremaneira direitos humanos de trabalhadoras e trabalhadores vitimados pela escravidão contemporânea, cujas compensações e verbas trabalhistas decorrentes de operações de resgate são processadas na Justiça do Trabalho. Entre os anos de 1995 e 2020, foram 3.473 pessoas resgatadas em condições análogas a de escravos no Maranhão. Desses, apenas no Município de Açailândia, foram 710 trabalhadores resgatados

1 Proposta de Resolução Administrativa para adequação da estrutura organizacional e distribuição da força de trabalho de primeiro e segundo graus do TRT 16 (...), de 09 de fevereiro de 2022.


2 . A ABJD-MA está convencida de que tais argumentos suscitam a necessidade não apenas de manter a estrutura atual da jurisdição trabalhista maranhense, como de aprimorá-la e expandi-la e, desta maneira, roga ao TRT 16ª Região pela retirada da proposta de remoção das Varas supracitadas.


Maranhão, 17 de fevereiro de 2022. 
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Núcleo Maranhão

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB