O Globo: Chega à PGR 'denúncia' que mira Caiado por prevaricação em assassinato de empresário

17/12/2024

O Globo: Chega à PGR 'denúncia' que mira Caiado por prevaricação em assassinato de empresário


"Chegou à PGR um pedido para federalizar as investigações relativas ao assassinato do empresário Fábio Alves Escobar, ex-coordenador de campanha de Ronaldo Caiado morto em 2021.

O caso tramita na 1ª Vara Criminal de Anápolis, em Goiás, onde ocorreu o crime. Segundo o Ministério Público, o homicídio foi organizado por policiais militares a mando Carlos César Toledo, ex-presidente do diretório municipal do DEM (atual União Brasil). O MP também denunciou Jorge Caiado, primo do governador goiano, por suspeita de participar do assassinato, usando sua influência para aliciar os executores.

Beleza. Mas a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e dois parlamentares petistas querem que o caso seja apurado pela Polícia Federal, a exemplo da investigação do assassinato de Marielle Franco. 

Os autores do pedido apontam suposta prevaricação e condescendência criminosa por parte de Ronaldo Caiado na morte de seu ex-aliado.

Segundo eles, o governador de Goiás foi alertado por Escobar, mas não tomou providências, o que levanta "fundadas suspeitas de consciente omissão".

O documento destaca ainda que há suspeitas de uso da máquina pública para favorecimento pessoal e coação no curso do processo criminal.

Menciona ainda ataques do governador ao MP e ao Judiciário, acusando-os de atuação política, e cita supostas interferências e ameaças de retaliação a promotores e desembargadores por parte do governador. Para os signatários, esses fatos configurariam crime de responsabilidade.

Diante disso, a ABJD, o deputado estadual Mauro Rubem e o vereador Fabrício Rosa pleiteiam que Paulo Gonet suscite perante o STJD o deslocamento da competência das ações penais relacionadas ao caso para a Justiça Federal. E querem que a PGR determine que a PF assuma as investigações.

O pedido foi encaminhado à assessoria de controle extrajudicial da PGR."

Veja a íntegra da nota publicada dia 16 de novembro de 2024.

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB